Blogs

Contas da gestão Rui Palmeira entram em fase decisiva na Câmara de Vereadores de Maceió

Por Política em Pauta 30/12/2025 07h07
Por Política em Pauta 30/12/2025 07h07
Contas da gestão Rui Palmeira entram em fase decisiva na Câmara de Vereadores de Maceió
Rui Palmeira, vereador por Maceió - Foto: Assessoria

A Comissão Parlamentar de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal de Maceió definiu os vereadores responsáveis pela relatoria das contas da gestão do ex-prefeito e atual vereador Rui Palmeira (PSD), referentes aos exercícios financeiros de 2016 a 2020. 

O contexto da análise ganha mais relevância dentro do Legislativo municipal, onde o prefeito João Henrique Caldas (JHC), do PL, conta com o apoio declarado de 24 dos 27 vereadores. A correlação de forças tem sido apontada por aliados de Rui Palmeira como fator de preocupação, diante da possibilidade de rejeição das contas e suas consequências políticas.

Na divisão das relatorias, o líder do governo na Câmara, vereador Kelmann Vieira (MDB), ficou responsável pela análise das contas referentes a 2016. O vereador Neto Andrade (PL) será o relator dos exercícios de 2017 e 2019, sendo este último já alvo de parecer pela reprovação, em razão de inconsistências na aplicação do mínimo constitucional de 25% da receita municipal em educação. Segundo Neto Andrade, Rui Palmeira terá prazo de 15 dias para apresentar defesa junto à relatoria e à Comissão de Orçamento, antes que o parecer seja levado à votação em plenário.

As contas de 2018 ficarão sob relatoria do presidente da Comissão de Orçamento, vereador Samyr Malta (Podemos), enquanto o exercício de 2020 será analisado pelo vereador Caio Bebeto (PL). Ainda não há data definida para a próxima reunião da comissão, quando os relatórios individuais deverão ser consolidados e apreciados de forma conjunta.

Rui Palmeira afirma que sua gestão foi pautada pela lisura e pela transparência no uso dos recursos públicos. Ele nega qualquer irregularidade e classifica o processo como uma retaliação política do prefeito JHC, em razão de sua atuação fiscalizadora no Legislativo.

Segundo o vereador, uma eventual rejeição das contas teria como objetivo inviabilizar sua participação como candidato proporcional nas eleições do próximo ano. Caso isso se confirme, Rui Palmeira não descarta a adoção de medidas judiciais, como a impetração de mandado de segurança.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts