Hemoal promove cadastro para doação de medula óssea na Bienal do Livro
                            O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promoveu, na tarde desta segunda-feira (3), ação itinerante para cadastro de doadores de medula óssea na Bienal Internacional do Livro, no bairro Jaraguá, em Maceió. A ação ocorreu no estande da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em parceria com o grupo Doutores da Alegria.
Durante a ação, 36 pessoas se cadastraram e, a partir de agora, integram o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com isso, Alagoas já conta com quase 70 mil voluntários cadastrados e que estão preparados para salvar a vida de pessoas que precisam do transplante.
A medida ajuda a encontrar doadores voluntários para ajudar a salvar a vida de pessoas acometidas por doenças hematológicas. Entre estas doenças está a leucemia, cujas pessoas acometidas precisam do transplante de medula óssea.
E como para cada 100 mil doadores cadastrados, apenas um será compatível com um receptor, é necessário ampliar o número de voluntários cadastrados para a doação. "Por isso promovemos esta ação durante a Bienal Internacional do Livro, para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome", frisou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.
Cadastro
Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário ter entre 18 a 35 anos de idade, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS. Após apresentar a documentação, o candidato faz a doação de 5 ml de sangue, visando analisar se o código genético é compatível com o de um receptor.
Estão impedidos de se cadastrar como doadores de medula óssea os voluntários que tenham histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o lúpus. Caso o voluntário também seja acometido por uma doença infectocontagiosa, como a Aids, é proibido de se candidatar para o cadastro.
A doação
Vale ressaltar que, caso haja compatibilidade com um paciente que precisa do transplante de medula óssea, o doador será convocado para realizar exames complementares. A doação de e medula óssea consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, e o doador é liberado em até 48 horas.
Últimas Notícias
		Tiro com arco do Brasil conquista 1ª medalha em um Parapan de Jovens
		Conmebol define uniformes de Palmeiras e Flamengo para a final da Libertadores
		ASA inicia preparação para a temporada com foco no fortalecimento físico
		Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio
		Jovem presa injustamente por 6 anos morre de câncer 74 dias após ser inocentada por júri em RS
Vídeos mais vistos
			Morte em churrascaria de Arapiraca
			Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
			Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
			Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
			
