Blogs

Embaixador de Portugal recebe Comenda Barão do Penedo

Por Assessoria 27/10/2025 11h11
Por Assessoria 27/10/2025 11h11
Embaixador de Portugal recebe Comenda Barão do Penedo
Embaixador de Portugal recebe Comenda Barão do Penedo - Foto: Assessoria

A comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal trouxe o embaixador Luís Faro Ramos para Alagoas, representante do país europeu homenageado com a Comenda Barão de Penedo.

A mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal foi entregue durante a programação do Circuito Alagoano Portugal de Cena na noite de sábado, 25, no Theatro Sete de Setembro.

Luís Faro passa a integrar a Ordem do Mérito Barão do Penedo em decorrência da “opção histórica da população penedense aos laços de amizade com a Coroa Portuguesa, quando da expulsão dos holandeses de Penedo”, conforme relata o decreto sobre o marco histórico ocorrido em 1645.

O sucesso na batalha Openeda rendeu à então vila ribeirinha o título de leal e valorosa, reconhecimento feito por Dom Pedro II, imperador que esteve em Penedo em 1859, durante expedição que fez até as cachoeiras de Paulo Afonso-BA.

Foi ainda o monarca nascido em solo brasileiro quem concedeu o título nobiliárquico Barão de Penedo para Francisco Inácio de Carvalho Moreira, no ano de 1864. Nascido no berço da cultura alagoana, Inácio de Carvalho foi político, advogado – um dos fundadores da Ordem do Brasil -, embaixador e ministro plenipotenciário do Brasil nos EUA e na Europa.

“Ele resolveu muitas pendências na Inglaterra, a favor do Brasil, e foi um homem fiel ao Império, tanto que, quando foi instaurada a república, Francisco Inácio de Carvalho Moreira seguiu junto com Dom Pedro II para o exílio, em Portugal. Ele foi um monarquista até o final. sendo uma pessoa próxima e ligada à família real portuguesa. Além disso, o pai do Barão de Penedo era português, tinha aqui dois engenhos, então nada disso que acontece hoje é por acaso. Esta comenda lhe cai bem, porque tem toda uma origem portuguesa”, ressaltou o Secretário da Ordem Barão do Penedo e procurador municipal Francisco Sousa Guerra durante a entrega da comenda.

O ato do Prefeito Ronaldo Lopes considera ainda o ducentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, celebrado também pelo Governo de Alagoas, realizador da 8ª edição do Portugal em Cena.

“Não tem como nós desassociarmos a história de Penedo à história de Portugal. Esta comenda que nós vamos entregar ao senhor, com muita satisfação, que hoje representa o povo de Portugal aqui, é denominada Barão de Penedo, título que foi dado a um penedense pela monarquia portuguesa no Brasil. E ele também foi nosso embaixador na Inglaterra, tinha um relacionamento muito grande com todos os países da Europa. Por isso que esta é a maior honraria que nós podemos oferecer”, reforçou o prefeito Ronaldo Lopes, apresentando as boas-vindas do povo ribeirinho ao representante dos portugueses.

“Eu gostaria de dizer umas breves palavras”, iniciou o embaixador português em seu pronunciamento. “No dia 29 de agosto de 1825, no Rio de Janeiro, foi assinado o Tratado de Paz e Amizade entre Portugal e o Brasil, pelo qual Portugal reconhecia diplomaticamente o Brasil. Por isso, estamos comemorando os 200 anos de relações diplomáticas, mas acho que o mais simbólico, o mais importante desse tratado foi que, como está lá escrito, as senhoras e os senhores poderão consultar, se deu início aquilo que foi chamado a mais perfeita amizade. Isso é cultura, isso é poético, mas isso não é uma palavra vã. Isso é um assunto de Estado, uma relação entre dois países soberanos, que o foram a partir de 1825, no caso do Brasil”.

O agora membro da Ordem Barão do Penedo acrescentou ainda esse comentário: “Eu não sabia, mas fiquei a saber agora à tarde, quando chegámos lá de Maceió, que esta cidade Dom Pedro II disse que deveria ser a capital da província, em 1859, mas eu acho que esta é a cidade mais portuguesa que eu vejo aqui em Alagoas e, portanto, não podia haver melhor lugar para estarmos aqui a celebrar juntos os 200 anos da nossa perfeita amizade. Eu agradeço muito à cidade e ao prefeito, que representa a cidade, por tudo o tem feito para preservar essa memória, que é uma memória viva, porque todos os dias tem gente a passar por Penedo. É importante saber essas coisas porque é isso que transforma uma memória em algo que é vivo e que nós experimentamos todos os dias”, afirmou Luís Faro, agradecendo o trabalho das equipes responsáveis pelo Circuito Alagoas Portugal em Cena.

Representando o Governador Paulo Dantas, o Secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, foi só elogios ao Penedo, cidade que sugere para noivos e casais de namorados conhecerem.

“Você vem pra cá para descansar em suas pousadas, para encontrar o penedense que acolhe bem, que recebe bem. É a Lisboa brasileira, nenhuma cidade brasileira lembra tanto a sua arquitetura, seus casarões, casarios. Quando eu estava na embaixada de Portugal, com o nosso embaixador, eu disse que quando o senhor colocasse os pés em Penedo, o senhor vai lembrar de Lisboa. Então, divulgue Penedo para a Europa, leve Penedo para o mundo, embaixador. Porque tudo isso que está acontecendo aqui é para dizer que somos nações amigas, que temos grande respeito e carinho pelos portugueses”, afirmou Júlio Cezar.

As celebrações do Portugal em Cena, com destaque para a entrega da Comenda Barão de Penedo, ocorreu em meio ao Festival de Música de Penedo. Enquanto o Centro de Convenções era palco do show de encerramento do FEMUPE 2025, com o cantor e compositor pernambucano Nando Cordel, a plateia do Theatro Sete de Setembro curtia a apresentação da cantora Irina Costa, com o espetáculo Navegar é Preciso.

Acompanhada por banda liderada por Ricardo Araújo, mestre na guitarra portuguesa, e também pelo penedense Wellington Pinheiro no bandolim, Irina presenteou o público com fados e canções da MPB.

A 8ª edição do Portugal em Cena também trouxe ao Theatro Sete de Setembro a arte do ator e produtor cultural Chico de Assis, recitando Eça de Queiroz; e o personagem Dão Pédu. No hall do primeiro teatro de Alagoas, peças do artesanato local eram expostos à venda na noite que iniciou com recepção da banda municipal fanfarra Maestro Jorge Nascimento para as autoridades e público em geral.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts