Blogs
Paulo Dantas dá posse a novos secretários e mudanças refletem nova fase do PT em Alagoas

O governador Paulo Dantas (MDB) deu posse, na manhã desta terça-feira, 26, a três novos secretários de Estado em cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. A mudança atinge diretamente pastas estratégicas controladas pelo PT e marca um novo momento da legenda em Alagoas.
Assumem agora os cargos Marcelo Nascimento, como Secretário de Estado de Direitos Humanos; Judson Cabral, no comando da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e a arapiraquense Marília Albuquerque, que será a Secretária de Estado da Mulher.
A nova configuração representa a consolidação da liderança do deputado estadual Ronaldo Medeiros no PT alagoano, que oficialmente tomará posse como presidente do diretório estadual no dia 6 de setembro.
Nos bastidores políticos, a posse é vista como um marco da transição de forças internas no partido, encerrando décadas de hegemonia da corrente liderada pelo deputado federal Paulão. Os secretários que deixam os cargos, Gino César e Maria José da Silva, foram indicados pelo grupo do parlamentar e agora dão lugar a nomes alinhados à nova direção petista.
Marília Albuquerque assume a recém-criada Secretaria da Mulher, que foi desmembrada da antiga estrutura de Direitos Humanos. Filha do desembargador Tutmés Airan, Marília já atuava como assessora especial do governador Paulo Dantas, foi secretária de Cultura e Lazer de Arapiraca na gestão de Luciano Barbosa e disputou uma vaga de vereadora em 2024 pelo PT. Sua trajetória inclui forte atuação em políticas públicas para a pauta LGBTQIA+, além de vínculos políticos tradicionais no Agreste.
Na Secretaria de Direitos Humanos, o novo titular é Marcelo Nascimento, advogado, pós-graduado em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, militante histórico do partido e ex-presidente do diretório municipal do PT em Maceió. Marcelo tem uma longa trajetória na defesa da causa, com passagem pela coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, do Fórum Permanente contra a Violência em Alagoas e pela presidência da ABGLT.
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos passa a ser conduzida por Judson Cabral, engenheiro, ex-vereador por Maceió e ex-deputado estadual. Com forte atuação no PT, foi presidente do Serveal no governo Renan Filho e é considerado uma das principais lideranças políticas ligadas a Ronaldo Medeiros.
Em publicação nas redes sociais, Paulo Dantas agradeceu aos ex-secretários Gino César e Maria José da Silva pela dedicação e desejou boas-vindas aos novos integrantes da gestão estadual. “Sejam muito bem-vindos e vamos trabalhar para seguir fazendo Alagoas ser referência”, escreveu o governador.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Fraude à cota de gênero leva à anulação de candidaturas do PT em Dois Riachos

Polícia Civil investiga denúncia de agressão de jovem por guarda municipal em São José da Laje

Curto-circuito provoca incêndio em escola de Delmiro Gouveia

Caso raro de infecção por verme parasita comedor de carne em humano é confirmado
