Blogs

Ausência de JHC em evento com ministra da Cultura marca entrega do primeiro CEU das Artes de Alagoas

Por Política em Pauta 08/07/2025 13h01
Por Política em Pauta 08/07/2025 13h01
Ausência de JHC em evento com ministra da Cultura marca entrega do primeiro CEU das Artes de Alagoas
Ministra Margareth Menezes entrega primeiro CEU das Artes de Alagoas - Foto: Reprodução

A inauguração do primeiro CEU das Artes de Alagoas, nesta terça-feira, 08, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, foi marcada não apenas pela presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, mas também por uma ausência que chamou a atenção: a do prefeito JHC (PL). Embora seu nome tenha sido anunciado previamente pela assessoria da Prefeitura como presença confirmada, o chefe do Executivo municipal não compareceu à cerimônia, enviando o vice-prefeito Rodrigo Cunha (Podemos) para lhe representar.

Apesar da importância do evento e da presença de uma autoridade federal, a ausência de JHC reforçou rumores sobre seu distanciamento político recente. O prefeito de Maceió, que tem boa avaliação popular e é cotado como possível candidato ao governo de Alagoas ou ao Senado Federal em 2026, tem evitado aparições públicas e entrevistas. Fontes ligadas ao gestor sugerem que sua decisão eleitoral pode estar atrelada à possível indicação de sua tia, Marluce Caldas, procuradora de Justiça, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela integra a lista tríplice enviada ao presidente Lula no ano passado.

A cerimônia foi conduzida pelo vice-prefeito Rodrigo Cunha, que detalhou os investimentos de mais de R$ 7,3 milhões aplicados na requalificação do espaço, anteriormente abandonado. O centro cultural conta com biblioteca física e digital equipada com kindles, espaços maker com impressora 3D, laboratórios de inovação, auditório e áreas recreativas. Também serão oferecidas oficinas aos fins de semana por meio do Programa Escola Aberta, fortalecendo o vínculo entre cultura, educação e geração de renda para a comunidade local.

O equipamento público inaugurado, chamado Parque Biblioteca, foi entregue no Conjunto Frei Damião com uma estrutura moderna e multifuncional. O espaço vai beneficiar mais de mil crianças diariamente com atividades diversas, como robótica, música, capoeira, skate, leitura e cinema. A ministra Margareth Menezes enfatizou o papel transformador do projeto: “Cultura e arte geram emprego, renda e oportunidades, principalmente para as novas gerações. Esse é um espaço que vai impactar positivamente a comunidade”, declarou.

Durante a solenidade, foi anunciado que outros seis CEUs da Cultura estão previstos para Alagoas, em cidades como Arapiraca, Pilar, Rio Largo, Santana do Ipanema e nos bairros do Jacintinho e do próprio Benedito Bentes. Os investimentos no setor cultural no estado já somam R$ 184,1 milhões, por meio de políticas como a Lei Paulo Gustavo, a Política Nacional Aldir Blanc e a futura Lei Rouanet Nordeste.


Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts