Blogs

Com impacto direto na política de Alagoas, Lula encerra impasse e indica Marluce Caldas para o STJ

Por Política em Pauta 08/07/2025 10h10
Por Política em Pauta 08/07/2025 10h10
Com impacto direto na política de Alagoas, Lula encerra impasse e indica Marluce Caldas para o STJ
Procuradora de Justiça Marluce Caldas - Foto: Assessoria

Após quase nove meses de indefinição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar a procuradora Marluce Caldas para uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desfecho foi antecipado pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, e confirmado por aliados do governo, colocando fim a um longo processo de articulações políticas nos bastidores de Brasília e Alagoas.

Marluce Caldas é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, o que insere a nomeação em um contexto de forte repercussão no xadrez político alagoano. A indicação deve ser assinada por Lula nos próximos dias, conforme fontes ouvidas pelo colunista.

Marluce foi escolhida entre os três nomes que compunham a lista tríplice do Ministério Público, ao lado do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos e do procurador de Justiça do Acre Sammy Lopes.

A primeira vaga ao STJ já havia sido preenchida por Lula no fim de maio, com a escolha do desembargador piauiense Carlos Brandão, oriundo da lista da magistratura. A segunda nomeação, que agora vai para Marluce, vinha sendo avaliada com cautela pelo Palácio do Planalto, principalmente por causa das implicações políticas que envolvem diretamente a sucessão em Alagoas.

Nos bastidores, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP) havia pedido ao Planalto mais tempo para organizar sua estratégia política antes da definição da segunda vaga no STJ. Lira planeja disputar uma cadeira no Senado em 2026, mas pode enfrentar um cenário adverso.

A nomeação de Marluce não apenas encerra um processo técnico no Judiciário, como também reacende disputas eleitorais e pode modificar alianças para as próximas eleições.

Aliados de JHC cogitam que, como parte do acordo político que viabilizou a escolha da tia para o STJ, o prefeito de Maceió possa se aproximar de Lula nas eleições de 2026 — cenário que incluiria até uma eventual mudança de partido, com JHC deixando o PL e migrando para a base lulista.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts