Blogs

Arapiraca sedia 1º Fórum de Turismo Regional das Estâncias de Alagoas e debate expansão do setor no interior do Estado; assista

Por Política em Pauta 04/07/2025 10h10
Por Política em Pauta 04/07/2025 10h10
Arapiraca sedia 1º Fórum de Turismo Regional das Estâncias de Alagoas e debate expansão do setor no interior do Estado; assista
1º Fórum de Turismo das Instâncias de Alagoas, em Arapiraca - Foto: Josival Meneses/Já É Notícia

A cidade de Arapiraca assumiu o protagonismo no turismo alagoano, na noite de ontem, quinta-feira, 03, ao sediar o primeiro Fórum de Turismo Regional das Estâncias de Alagoas, realizado no auditório do Senac. O evento reuniu secretários municipais de turismo, prefeitos, representantes do setor produtivo e instituições públicas, em um importante passo rumo à interiorização do turismo em Alagoas, fortalecendo o Agreste, o Sertão e o Alto Sertão como novos polos turísticos do estado.

Com o apoio do Ministério do Turismo, da Secretaria de Estado do Turismo e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o fórum promoveu debates sobre regionalização, governança, sustentabilidade e estratégias de desenvolvimento turístico.

Evânia Albuquerque, presidente da Estância do Agreste, reforçou que o objetivo do fórum é consolidar a interiorização do turismo. “Alagoas é conhecida pelo sol e mar, mas também a gente quer avançar nos serviços, nas experiências, na gastronomia, no artesanato, na cultura, nas tradições e na regionalização. Turismo do interior é feito de pessoas e para pessoas e no fórum a gente tem muito para falar sobre esse assunto.”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, ressaltou a importância do fórum como espaço para identificar soluções que impulsionem o setor em todo o estado. “Temos esperança de que daqui saiam ideias, saiam propostas e que ajude a gente a crescer muito mais", disse.

Gabriel Cedrim, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, destacou o papel estratégico de cidades como Arapiraca, que vem despontando no turismo corporativo, além de Piranhas e Penedo, já consolidadas como destinos em ascensão. “Aqui de Arapiraca também já tá começando a despontar num turismo mais corporativo. Então a gente tem que fomentar, continuar fomentando, continuar trocando ideias e pensando
em como é que a gente estabelece uma cadeia de turismo que seja sustentável a longo prazo para esses destinos. E aí sim, a gente poder levar essa ideia do turismo, levar essa prosperidade para todo o estado”, pontuou.

Charles Pacheco, prefeito de São Sebastião, reforçou a relevância do evento para divulgar a identidade cultural do município. “Para nós de São Sebastião, considerada terra da renda dos bilros, isso é muito importante para que possamos divulgar a nossa cultura e difundir não só para a região Agreste, mas para todo o estado de Alagoas, e quiçá para o nosso país, a importância da renda de bilros em relação à nossa querida e amada São
Sebastião.”, declarou.

A presença do setor financeiro também demonstrou apoio à expansão do turismo no interior. “A principal missão do banco é promover o desenvolvimento da região Nordeste, fomentar esse desenvolvimento sustentável. E o turismo é um dos segmentos prioritários para o banco. Trabalhamos com todo tipo de empreendedor, do micro ao grande, e o turismo tem se fortalecido em Alagoas. O Banco do Nordeste está junto com as instâncias, na busca pela interiorização o turismo”, afirmou Eduardo Fraga, superintendente do BNB.

Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar e vice-presidente da AMA, avaliou o fórum como um marco para integrar municípios em torno de um turismo mais estratégico. “Este fórum certamente terá uma atuação decisiva em transformar cidades, especialmente do interior, em destinos turísticos. Temos muitas tradições e locações, mas precisamos de investimentos, capacitação e da iniciativa privada. O turismo precisa ser em forma de roteiro, integrando potencialidades dos diversos municípios. Tenho certeza que isso será foco central desse novo fórum que começa a funcionar agora”, declarou o prefeito.

O secretário de Turismo de Pão de Açúcar, Marcos Monteiro, destacou as ações locais de fortalecimento do setor. “Pão de Açúcar sempre foi um grande potencial turístico pela nossa relação com o rio São Francisco, que aqui tem a maior extensão do Brasil. Desde que o prefeito Jorge Dantas assumiu, há cinco anos, esse potencial vem sendo transformado em destino. Aumentamos os leitos, os passeios de barco, os entretenimentos na cidade e os investimentos públicos em equipamentos turísticos. Participar desse fórum é essencial para trocar experiências e aprender com as demais estâncias”, disse.

Presente no evento, o deputado estadual Ricardo Nezinho celebrou a escolha de Arapiraca como sede do fórum. “Alagoas é um estado pequeno e ao mesmo tempo tudo é perto; e isso faz com que o e turista possa conhecer nossas belezas de norte a sul. Arapiraca está no centro do estado, tem localização estratégica e é ideal para acolher os visitantes. Arapiraca é uma cidade central que, de forma estratégica, pode oferecer acolhimento ao turista, que vem conhecer as belezas da nossa terra — a cultura, a gastronomia, as belas cavalgadas e as festas que realizamos. Além disso, estamos cercados por cidades próximas, o que permite que o visitante se hospede em Arapiraca e, de maneira organizada, estratégica e planejada, conheça todos os pontos turísticos de locais como Palmeira dos Índios, Penedo, Traipu, Girau do Ponciano, Feira Grande e Coité do Nóia. Ou seja, temos belezas que precisam ser exploradas", frisou o deputado.

Assista:


Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts