Blogs

Assembleia Legislativa cria comissão para investigar impactos da mineração em Craíbas

Por Política em Pauta 20/06/2025 08h08 - Atualizado em 20/06/2025 09h09
Por Política em Pauta 20/06/2025 08h08 Atualizado em 20/06/2025 09h09
Assembleia Legislativa cria comissão para investigar impactos da mineração em Craíbas
Ronaldo Medeiros_ Deputado Estadual - Foto: ALE Alagoas

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) anunciou a aprovação de um requerimento de sua autoria que cria uma Comissão Externa da Assembleia Legislativa de Alagoas para investigar in loco as atividades da Mineração Vale Verde, no município de Craíbas, Agreste do Estado. A empresa é responsável pelo Projeto Serrote, considerado um dos maiores empreendimentos minerais de Alagoas.

O parlamentar justificou a medida com base em um laudo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas, que aponta a atuação da mineradora como possível causa de rachaduras em diversas residências da cidade. O documento também registra um aumento preocupante nos casos de doenças na região, o que, segundo Medeiros, estaria diretamente ligado à poluição provocada pelas atividades da empresa.

“A mineradora não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Essa empresa está sendo extremamente irresponsável, e os órgãos públicos de Alagoas devem adotar providências”, afirmou o deputado em plenário, reforçando a necessidade de uma resposta rápida do poder público.

A Comissão será composta por ao menos cinco parlamentares e terá como missão apurar os impactos socioeconômicos, ambientais e trabalhistas do projeto, além de avaliar se as contrapartidas oferecidas à população local estão sendo cumpridas. A visita técnica ainda não tem data marcada, mas deverá incluir reuniões com representantes da empresa, trabalhadores, moradores do entorno e autoridades locais.

Medeiros também adiantou que pretende se reunir com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a Defesa Civil, para cobrar medidas mais rigorosas contra a mineradora. Segundo ele, os danos ambientais chegam a níveis alarmantes. “A poluição lá é tão alta que afeta até a fertilidade dos animais. A empresa precisa buscar meios de não prejudicar ainda mais os moradores da região”, alertou.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts