Blogs
Legislativo alagoano aprova novas regras para transporte escolar; texto segue para sanção do Governador

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei Ordinária nº 1406/2025, que estabelece novos critérios para a contratação de serviços de transporte escolar no estado. A matéria, de autoria do deputado estadual Fernando Pereira (Progressistas), foi um dos 20 itens apreciados na ordem do dia da sessão ordinária. Agora, o texto segue para análise e possível sanção do Poder Executivo.
De acordo com a justificativa do parlamentar, o transporte escolar é um serviço essencial para garantir o direito à educação, previsto no artigo 6º da Constituição Federal. Em Alagoas, esse serviço é atualmente regulamentado pela Portaria Seduc nº 266/2024, que instituiu o modelo de Gestão Integrada do Transporte Escolar (Geite), baseado no repasse de recursos do Estado aos municípios para execução do serviço.
A proposta busca aperfeiçoar esse modelo, estabelecendo duas restrições territoriais: Proibição da contratação de empresas sediadas fora do município onde o serviço será prestado, salvo em casos excepcionais devidamente justificados; Proibição da delegação da gestão do transporte escolar de um município para municípios vizinhos, mesmo diante de dificuldades como a não adesão ou a má execução do serviço.
Segundo Fernando Pereira, as novas regras garantirão mais eficiência e organização ao transporte escolar em Alagoas, além de fomentar o desenvolvimento econômico local. “O projeto de lei representará um avanço significativo na organização do transporte escolar em Alagoas, garantindo não apenas eficiência na prestação do serviço, mas também contribuindo para o desenvolvimento econômico equilibrado dos municípios alagoanos”, afirmou.
A votação ocorreu um dia após pais de alunos da rede municipal de ensino de Maceió bloquearem as duas vias da AL-101, no bairro Riacho Doce, em Maceió, em protesto contra a falta de transporte escolar. A manifestação foi encerrada após intervenção do vereador Leonardo Dias (PL), presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, que prometeu intermediar o diálogo entre os pais e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O problema do transporte escolar tem sido apontado como um dos principais gargalos da educação pública da gestão do prefeito de Maceió, JHC. A vereadora Teca Nelma já havia denunciado em plenário da Câmara que, em algumas escolas, apenas metade dos alunos comparecia às aulas por falta de condução adequada.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Adolescente de 15 anos morre por complicações causadas supostamente por cigarro eletrônico

Dois motoristas são presos por embriaguez ao volante durante blitz da Lei Seca em Arapiraca

Neymar se revolta com jornalista sobre negociação com Flamengo: ‘Bando de mentiroso’

Após mal-estar, Alckmin é levado às pressas a hospital de Brasília
