Blogs

Aproximação entre Renan Calheiros e Carlos Gonçalves expõe novo realinhamento político em Rio Largo

Por Política em Pauta 23/05/2025 09h09
Por Política em Pauta 23/05/2025 09h09
Aproximação entre Renan Calheiros e Carlos Gonçalves expõe novo realinhamento político em Rio Largo
Renan em ligação com Carlos Gonçalves - Foto: Redes Sociais

Em meio às fortes chuvas que atingem Alagoas, uma nova realidade política ganhou destaque, quando o senador Renan Calheiros (MDB) e o prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves (PP), anunciaram ações conjuntas para enfrentar os efeitos do temporal no município da Região Metropolitana de Maceió. O gesto, que parece inicialmente institucional, sinaliza também uma aproximação política entre os dois, que há alguns meses estavam em campos opostos.

Renan e Carlos gravaram vídeos juntos e reafirmaram o compromisso de atuação unificada para mitigar os impactos das chuvas em Rio Largo. Até quinta-feira, 22, o município contabilizava 75 desalojados, e unidades de saúde operam em regime de plantão nas áreas mais atingidas.

Nos bastidores, a união entre Renan e Carlos já é vista como o primeiro movimento concreto de uma reconfiguração política em Rio Largo. A mudança se dá, efetivamente, após o rompimento entre o prefeito e o ex-prefeito Gilberto Gonçalves, que segue aliado e alinhado com o deputado federal Arthur Lira (PP).

Há quinze dias, Lira esteve em evento público ao lado de Gilberto, reforçando o alinhamento entre os dois e sinalizando que o atual prefeito não terá espaço no grupo controlado pelo parlamentar. Isolado politicamente dentro do PP, Carlos agora busca no MDB de Renan e no governo de Paulo Dantas (MDB) uma nova base de sustentação.

O movimento também tem implicações para a próxima eleição. O MDB mira Rio Largo como um dos principais colégios eleitorais da Grande Maceió e tenta ocupar o espaço deixado pelo racha no PP. A sigla aposta na crise interna da família Gonçalves para ampliar sua presença local, mirando redutos eleitorais estratégicos e a manutenção de programas que servem como vitrine para 2026, ano em que Renan tentará a reeleição no Senado e Renan Filho poderá disputar novamente o governo estadual.

Embora Carlos ainda não tenha oficializado a filiação ao MDB, interlocutores afirmam que as negociações estão avançadas. O prefeito negocia emendas parlamentares e apoio político em troca de lealdade partidária.

Se confirmada a migração de Carlos para o MDB, o movimento será mais que um ato de sobrevivência política — será uma declaração de guerra ao grupo de Arthur Lira, que, por enquanto, segue ancorado em Gilberto Gonçalves, agora cada vez mais distante da Prefeitura que já comandou.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts