Blogs
Justiça Federal suspende licenças de empreendimento na Barra de São Miguel por descumprimento de medidas ambientais

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata das licenças de instalação e autorizações de exploração de um empreendimento imobiliário na Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas. A decisão, proferida pela 13ª Vara Federal, acolhe pedido do Ministério Público Federal (MPF) e reforça o cumprimento de sentença anterior que condiciona qualquer intervenção na área à adoção prévia de medidas de compensação ambiental.
Segundo o MPF, a empresa responsável pelo projeto descumpriu diversas cláusulas de um acordo homologado judicialmente, entre elas a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com área mínima de 90 hectares — principal condicionante para a viabilidade do empreendimento. Até o momento, apenas 13,8 hectares foram efetivamente constituídos, em flagrante desrespeito ao título executivo judicial.
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) também foi citado na decisão por ter emitido sucessivas licenças e autorizações para supressão de vegetação sem a comprovação da criação da RPPN, o que representa descumprimento de sentença já transitada em julgado.
Além da suspensão das licenças atuais, a Justiça proibiu a emissão de novas autorizações ambientais até que todas as condicionantes estabelecidas sejam integralmente cumpridas. A decisão judicial também obriga a empresa a retificar a convenção do condomínio, assegurando a preservação da vegetação nativa e proíbe a comercialização de lotes enquanto houver pendências ambientais.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

MPE e TRE-AL desmentem fake news sobre suposta nova eleição em Piaçabuçu

Ancelotti já tem data para chegar ao Brasil e vai ter convocação badalada

Polícia Civil recupera lancha furtada após ser acionada para averiguação no Pontal da Barra

Polícia Civil conclui inquérito sobre agressão em banheiro de shopping em Arapiraca
