Blogs
Trabalhadores do transporte escolar param atividades após atraso de salários e denunciam descaso da Prefeitura de Maceió

A crise no transporte escolar da capital alagoana ganhou um novo capítulo na última sexta-feira, 09, quando trabalhadores da empresa Localine, responsável pelo transporte de alunos da rede municipal, paralisaram as atividades após atraso no pagamento dos salários. O protesto aconteceu em frente à sede da empresa, no bairro do Farol, e escancarou o impasse financeiro com a gestão do prefeito JHC (PL).
Segundo comunicado oficial da Localine, o atraso nos pagamentos ocorreu devido à suspensão temporária dos serviços determinada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no dia 7 de maio. Sem o repasse da Prefeitura de Maceió, a empresa informou aos funcionários que não teria condições de honrar os salários e benefícios.
Durante o protesto, um representante dos trabalhadores gravou vídeo nas redes sociais denunciando não apenas os salários atrasados, mas também as condições psicológicas enfrentadas pelos funcionários, que convivem com incertezas e problemas recorrentes na empresa.
“Tem monitora desmaiando, passando mal de ansiedade. A situação é crítica, a previsão é só para semana que vem. Estamos pedindo apoio ao Ministério Público. Se não têm como manter o contrato, que nos demitam para que possamos receber nossos direitos e buscar outro emprego”, afirmou.
A paralisação ocorrida na sexta-feira não é um episódio isolado. Nos últimos meses, pais e responsáveis por alunos da rede municipal já haviam protestado contra a precariedade do transporte escolar, com manifestações nos bairros Benedito Bentes e Cruz das Almas. As principais queixas são a frota sucateada e a irregularidade nas rotas.
Em nota oficial enviada aos funcionários, assinada pelo diretor Nelson Nascimento, a Localine destacou o histórico de pontualidade nos pagamentos durante os cinco anos de operação e lamentou a situação atual. A empresa garantiu que está negociando com a Prefeitura de Maceió para tentar a liberação dos recursos e a retomada dos serviços.
Veja a nota na íntegra a nota enviada aos trabalhadores
Prezados colaboradores,
Primeiramente, pedimos sinceras desculpas por não ter sido possível realizar o pagamento dos salários na data de hoje, como normalmente ocorre. Sabemos da importância desse compromisso para cada um de vocês e compreendemos os transtornos que esse atraso pode causar.
Como é de conhecimento de todos, a empresa sempre prezou pela pontualidade e responsabilidade em seus compromissos financeiros. Ao longo desses cinco anos de atuação, honramos com todos os pagamentos e mantivemos uma relação de transparência com nossos colaboradores.
No entanto, ontem, dia 07/05, fomos surpreendidos com um comunicado oficial da SEMED suspendendo temporariamente nossos serviços.
Diante dessa situação, informamos que já estamos adotando todas as medidas administrativas cabíveis para resolver a questão com a maior brevidade possível. Nossa equipe está em constante diálogo com a SEMED para buscar a liberação dos serviços e a regularização dos pagamentos pendentes à empresa.
Nos comprometemos a manter todos informados ao longo dos próximos dias e reforçamos que, até a próxima semana, entraremos em contato com cada um para apresentar uma posição mais concreta sobre a situação e os próximos passos.
Agradecemos imensamente pela compreensão, paciência e confiança depositada em nosso trabalho.
Atenciosamente,
Nelson Nascimento

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Programa Angola Janga divulga cultura afro e educação antirracista em Penedo

Com ciúmes, homem dá soco em companheira e tenta matá-la estrangulada em Piaçabuçu

Família retorna de viagem e encontra parente morta na varanda de casa em União dos Palmares

Carlo Ancelotti é o novo técnico da seleção brasileira
