Programa Angola Janga divulga cultura afro e educação antirracista em Penedo

Por Redação, com Assessoria 12/05/2025 11h11
Por Redação, com Assessoria 12/05/2025 11h11
Programa Angola Janga divulga cultura afro e educação antirracista em Penedo
Programa Angola Janga divulga cultura afro e educação antirracista em Penedo - Foto: Kamylla Feitosa

O Centro de Formação e Inclusão Social Inaê contemplou Penedo com atividades do Angola Janga, projeto da organização não-governamental sediada em Maceió que exalta a herança afro-brasileira e promove educação antirracista.

O trabalho contemplado com recursos da PNAB é apoiado pela Fundação Cultural Palmares e desembarcou em Penedo no último dia 07, na escola estadual Professor Ernani Méro.

Estudantes e educadores da unidade de ensino que funciona em tempo integral participaram de aulas de dança afro, oficina de gastronomia afro-brasileira, penteados e turbantes e um seminário de intercâmbio cultural.

Na noite da sexta-feira, 09, a edição do Angola Janga foi encerrada com o espetáculo no Theatro Sete de Setembro, espaço cedido pela Prefeitura de Penedo.

A apresentação exalta a resistência dos negros escravizados no Quilombo dos Palmares, liderada por Zumbi e Dandara, mais uma atração do projeto que circula por cidades alagoanas.

Além do trabalho que preserva tradições de origem africanas, o projeto Angola Janga tem como foco a educação antirracista nas escolas da rede estadual de ensino.

Em Penedo, a realização do projeto teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) e no estado tem da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secult).