Blogs

Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo viabiliza cirurgia e tratamento para paciente com câncer

Por Redação, com Assessoria 07/01/2025 10h10
Por Redação, com Assessoria 07/01/2025 10h10
Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo viabiliza cirurgia e tratamento para paciente com câncer
Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo viabiliza cirurgia e tratamento para paciente com câncer - Foto: Gabriela Flores/SEMS Penedo

“Eu venci o câncer”, comemora a paciente Adriana Santiago Calumbi em meio a uma chuva de papel picado e aplausos da equipe do Centro de Suporte Oncológico, serviço da Prefeitura de Penedo vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A assistência especializada é mais uma ação do Prefeito Ronaldo Lopes para a população penedense, funcionando no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes, onde a cura foi comemorada depois de uma batalha que começou em 07 de junho de 2023.

“Minha barriga ficou inchada, como se eu estivesse grávida de seis meses. Eu achei anormal, porque conheço meu corpo, mas já estava preparada porque eu já sabia o que era, só precisava de uma confirmação”, relatou Adriana ao contar sobre o surgimento da doença.

Depois de uma bateria de exames, o câncer de intestino foi constatado e ela se viu pronta para a guerra. Entre a descoberta e a cirurgia, foi pouco mais de um mês para a realização do procedimento cirúrgico que durou cerca de sete horas para a retirada do tumor, das metástase e de 38 linfonodos.

“Quando eu descobri o câncer, a Prefeitura de Penedo se moveu para realizar a cirurgia. Por isso eu agradeço sempre à Secretaria Municipal de Saúde Waninna pela agilidade”, disse a paciente curada.

Feliz e cheia de vida, Adriana mostra com orgulho as marcas da cirurgia que fez no tórax. Para ela, o câncer a descobriu. De acordo com os amigos do Centro de Suporte Oncológico, ela era uma pessoa fechada e, agora, depois da cura, é uma nova mulher.

“Receber o diagnóstico de que fui curada é surreal. Hoje eu me sinto mais aberta, mais alegre, mais feliz porque vencer um gigante desses é me sentir capaz de suportar qualquer ‘lapada’ que vier. É uma vida nova com uma visão diferente, emoções diferentes”, finaliza Adriana, com uma gargalhada repleta de vida.

“O Centro Oncológico foi e está sendo para mim e para outros pacientes muito importante, pois ele dá apoio moral, físico e emocional, incluindo os tratamentos e exames que são primordiais nessa batalha. Mesmo depois da cura, eu sigo sendo acompanhada por esses profissionais. Há sempre uma esperança para uma árvore que foi cortada. Os galhos vão crescer, assim como foi na minha vida, será na vida de outras pessoas também”, finaliza, com os olhos marejados de felicidade.

Casada e mãe de uma adolescente de 16 anos, Adriana Calumbi segue focada em adotar hábitos de vida saudáveis, ter uma dieta balanceada e, claro, contanto sua história para inspirar mais pessoas. Nos próximos anos, ela seguirá sendo acompanhada pelo Centro de Suporte Oncológico da SMS para se certificar de que o câncer não voltará.

O papel do Centro de Suporte Oncológico

O Centro Oncológico foi criado em maio de 2024 para dar o suporte necessário para pacientes em meio à descoberta do câncer, o tratamento e a cura.

O paciente tem que ser acompanhado, realizando exames e consultas mensais, trimestrais, semestrais e anuais, sendo avaliado por, no mínimo, 5 anos seguidos.

“Nós temos um papel importante e fundamental, procuramos uma melhor forma de agilizar o tratamento de maneira rápida e humanizada. O tratamento em Maceió é realizado junto com a Santa Casa de Misericórdia ou o Hospital Universitário. Nós trabalhamos em equipe em prol do melhor para o paciente se sentir cuidado e acolhido de todas as formas”, explica a enfermeira e Coordenadora do Suporte Oncológico, Juliana Maria Rodrigues.