Blogs

Em ofício, Defesa Civil de Maceió recomenda que Braskem retome ações emergenciais na área afetada pela mineração em Maceió

Por Redação 05/01/2024 21h09
Por Redação 05/01/2024 21h09
Em ofício, Defesa Civil de Maceió recomenda que Braskem retome ações emergenciais na área afetada pela mineração em Maceió
Área da mina 18 após rompimento - Foto: Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió encaminhou ofício para a Braskem e também para o Ministério Público Federal (MPF), solicitando para a empresa a retomada de ações emergenciais na área atingida pelo afundamento do solo em Maceió, paralisadas antes do colapso da mina 18, em 10 de dezembro de 2023. 

Em uma lista de recomendações presentes no documento do dia 30 de dezembro, o órgão também solicitou que a petroquímica crie um plano de monitoramento para três minas que também ficam no Mutange, assim como a de número 18.

"Essas cavidades, além de estarem próximas a mina colapsada, M#18D, encontram-se parcialmente e fora da camada de sal. Por estarem localizadas na laguna Mundaú, torna-se inviável o acompanhamento por DGNSS, sendo assim, necessário a avaliação de tais cavidades após a ruptura e colapso da Mina 18", diz trecho do documento.

De acordo com a Defesa Civil, dados do monitoramento da região mostram que houve redução no afundamento da mina 18 após o colapso, que teria permitido observar que a cavidade comporta um volume de água que cabe em 11 piscinas olímpicas.

Nesse novo cenário, ocorreu a redução no nível operacional, que é a justificativa para a retomada das atividades emergenciais da Braskem na área.

"Reduzimos o nível operacional que hoje se encontra em alerta para o nível de atenção, onde o risco de colapso é alto, porém não na mesma intensidade que o nível operacional anterior. Com a redução do nível operacional de “ALERTA” para “ATENÇÃO”, solicitamos, desde já, que a Braskem S.A. retorne com diversas atividades que foram suspensas e/ou paralisadas na região do Mapa de Linha de Ações Prioritárias 05. É de suma importância que algumas atividades sejam retomadas para que as ações anteriormente ao colapso da “Cavidade 18” sejam continuadas, uma vez que são totalmente necessárias para o enfrentamento do problema vivenciado nesta capital", destaca outro trecho do ofício.

Veja as recomendações do órgão municipal: 

- Com base na recomendação de monitoramento emergencial de mais três minas, verificar a possibilidade do preenchimento das cavidades próximas a M#18D com material sólido (backfilling);

- Recomendar a Braskem S.A. a ampliação da malha de cones de reflexão (cone reflector) para aquisição de dados interferométricos próximo às margens da lagoa. Dessa forma, haverá uma melhor visualização dos dados de deslocamento por interferometria, nas áreas de maior proximidade das minas e da laguna Mundaú;

- Estabelecer reuniões quinzenais com a Comissão Técnica do Case Maceió, onde órgãos estaduais e federais devem participar. E haver a integração para compartilhamento de informações e atualizações de monitoramento aos demais órgãos;

- Recomendar, junto ao Comitê de Acompanhamento Técnico, a atualização dos protocolos de sinkhole (crateras) e sismo único baseado nos acontecimentos e dados locais, considerando que os protocolos foram criados com base em casos de outras localidades no mundo;

- Solicitar, junto ao Comitê, a retomada emergencial das discussões para criação do Protocolo por DGNSS, considerando que foi verificado no evento da Cavidade M#18 que o monitoramento desde o início da crise sísmica até a ruptura e colapso se deu através dos dados da rede DGNSS.

Em nota, a Braskem afirma que recebeu a notificação e disse que está elaborando o plano de retomada das ações, obedecendo aos protocolos de segurança. Veja abaixo na íntegra:

A Braskem informa que foi notificada pela Defesa Civil Municipal sobre as recomendações de retomada das atividades emergenciais e prioritárias definidas pelo órgão na área de desocupação. A empresa informa também que o trabalho de vigilância patrimonial já foi restabelecido, e o plano para a retomada das atividades citadas no ofício nº 991 - COMPDEC/2023, como as demolições emergenciais e estabilização na Encosta do Mutange, está em elaboração, seguindo todos os protocolos de segurança.

A empresa esclarece ainda que para a área de resguardo os acessos continuam restritos, mediante autorizações específicas da DCM e com a aplicação de protocolos de segurança próprios para a área.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts