Blogs

Após denúncia de alunos fantasmas no EJA de Canapi, Prefeitura utiliza perfil oficial para atacar jornalista

Por Política em Pauta 09/11/2023 09h09 - Atualizado em 09/11/2023 10h10
Por Política em Pauta 09/11/2023 09h09 Atualizado em 09/11/2023 10h10
Após denúncia de alunos fantasmas no EJA de Canapi, Prefeitura utiliza perfil oficial para atacar jornalista
Prefeito de Canapi, Vinícius Filho do Zé Hermes - Foto: Assessoria

Após um reportagem realizada pelo jornalista Márcio Martins, do Portal Central do Sertão relatando a situação de estudantes fantasmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos de Canapi, a gestão municipal da cidade resolveu realizar ataques pessoas contra o profissional de comunicação e, para isso, utilizou a rede social oficial da Prefeitura.

Conforme a denúncia, relatada a princípio pelo Jornal Folha de São Paulo, uma prévia do Censo Escolar 2023 mostrou que que Canapi, Inhapi e Mata Grande matricularam quase 9x mais alunos que Arapiraca e praticamente a mesma quantidade que Maceió.

Ao tomar ciência da denúncia, a Prefeitura de Canapi, que tem como gestor Vinícius Mariano (PP), conhecido como Vinícius Filho do Zé Hermes, resolveu rebater as acusações, mas não se limitou à respostas e partiu para o ataque pessoal.

Em uma publicação no Instagram oficial e assinado pela assessoria de comunicação, a Prefeitura de Canapi afirma que Márcio Martins esteve a serviço do ex-prefeito Celso Luíz, que é oposição ao grupo de Zé Hermes. A publicação inclusive afirma que Celso Luíz, que a nota chama de patrão do jornalista, já teria ameaçado Márcio Martins de morte.

"Nos últimos anos Márcio, sobre regência de Celso tem tentando criar fatos e narrativas contra a gestão, todas infrutíferas é bem verdade, e apesar de deixar várias pistas de sua submissão, dessa vez, sem conseguir defender Inhapi - que ficou em evidência nacionalmente por criar alunos fantasmas do EJA, o blogueiro se desespera e através de matéria vazia, mentirosa e tendenciosa vem a público tentar vincular Canapi a mesma circunstância de Inhapi, porém seus argumentos serão fortemente desconstruídos e rechaçados", diz a nota da Prefeitura, intitulada "Márcio Martins, e agora? A máscara caiu".

Após a divulgação da nota com ataques pessoas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) publicou uma nota de solidariedade a Márcio Martins, vítima dos ataques pessoais.

"O ataque foi publicado de forma indevida e com acusações difamatórias, após uma matéria feita por Márcio Martins denunciando o alto número de alunos matriculados no Programa Educação para Jovens e Adultos, EJA", explica o SindJornal.

"A matéria incomodou ao prefeito Vinicius Mariano de Lima que no lugar de apresentar respostas ao que foi publicado, distorceu a função de uma ferramenta de informação ao cidadão para atacar pessoalmente e de forma agressiva um trabalho jornalístico. O Sindjornal ressalta a importância do jornalismo ético cumprindo seu papel de liberdade de imprensa e expressão em toda região sertaneja", finalizou a nota do Sindicato.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts