Blogs
Após denúncia de alunos fantasmas no EJA de Canapi, Prefeitura utiliza perfil oficial para atacar jornalista
Após um reportagem realizada pelo jornalista Márcio Martins, do Portal Central do Sertão relatando a situação de estudantes fantasmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos de Canapi, a gestão municipal da cidade resolveu realizar ataques pessoas contra o profissional de comunicação e, para isso, utilizou a rede social oficial da Prefeitura.
Conforme a denúncia, relatada a princípio pelo Jornal Folha de São Paulo, uma prévia do Censo Escolar 2023 mostrou que que Canapi, Inhapi e Mata Grande matricularam quase 9x mais alunos que Arapiraca e praticamente a mesma quantidade que Maceió.
Ao tomar ciência da denúncia, a Prefeitura de Canapi, que tem como gestor Vinícius Mariano (PP), conhecido como Vinícius Filho do Zé Hermes, resolveu rebater as acusações, mas não se limitou à respostas e partiu para o ataque pessoal.
Em uma publicação no Instagram oficial e assinado pela assessoria de comunicação, a Prefeitura de Canapi afirma que Márcio Martins esteve a serviço do ex-prefeito Celso Luíz, que é oposição ao grupo de Zé Hermes. A publicação inclusive afirma que Celso Luíz, que a nota chama de patrão do jornalista, já teria ameaçado Márcio Martins de morte.
"Nos últimos anos Márcio, sobre regência de Celso tem tentando criar fatos e narrativas contra a gestão, todas infrutíferas é bem verdade, e apesar de deixar várias pistas de sua submissão, dessa vez, sem conseguir defender Inhapi - que ficou em evidência nacionalmente por criar alunos fantasmas do EJA, o blogueiro se desespera e através de matéria vazia, mentirosa e tendenciosa vem a público tentar vincular Canapi a mesma circunstância de Inhapi, porém seus argumentos serão fortemente desconstruídos e rechaçados", diz a nota da Prefeitura, intitulada "Márcio Martins, e agora? A máscara caiu".
Após a divulgação da nota com ataques pessoas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) publicou uma nota de solidariedade a Márcio Martins, vítima dos ataques pessoais.
"O ataque foi publicado de forma indevida e com acusações difamatórias, após uma matéria feita por Márcio Martins denunciando o alto número de alunos matriculados no Programa Educação para Jovens e Adultos, EJA", explica o SindJornal.
"A matéria incomodou ao prefeito Vinicius Mariano de Lima que no lugar de apresentar respostas ao que foi publicado, distorceu a função de uma ferramenta de informação ao cidadão para atacar pessoalmente e de forma agressiva um trabalho jornalístico. O Sindjornal ressalta a importância do jornalismo ético cumprindo seu papel de liberdade de imprensa e expressão em toda região sertaneja", finalizou a nota do Sindicato.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!