Blogs

'Vai trabalhar, vagabundo', diz Ricardo Salles durante visita a acampamento do MST em Alagoas

Por Política em Pauta 14/08/2023 17h05 - Atualizado em 14/08/2023 17h05
Por Política em Pauta 14/08/2023 17h05 Atualizado em 14/08/2023 17h05
'Vai trabalhar, vagabundo', diz Ricardo Salles durante visita a acampamento do MST em Alagoas
Ricardo Sales em Acampamento do MST em Alagoas - Foto: Reprodução de vídeo

O ex-ministro do Meio Ambiente, atual deputado federal, Ricardo Salles (PL-SP) foi flagrado xingando integrantes do Movimento Sem Terra (MST) em Alagoas, na última sexta-feira, 11. Salles faz parte da comissão da CPI do MST que visitou o Instituto da Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL) e alguns acampamentos do movimento na última semana.

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) investiga se invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) teriam sido financiadas. A diligência em Alagoas foi solicitada pelo deputado Fábio Costa (PP-AL).

Durante o percurso, a comitiva passou pelos assentamentos Milton Santos, Jaelson Melquíades e Chico do Sindicato, conhecidos como assentamentos Ouricuri I, II e III, respectivamente, todos localizados na cidade de Atalaia.

Em Alagoas, a comissão da CPI mudou a rota da diligência que a CPI faria e impediu a imprensa de acompanhar a atividade, mas em um vídeo gravado pelos assentados do Acampamento São José, em Atalaia, é possível ver o momento em que Salles prefere "Vai trabalhar, vagabundo.’’, para o grupo de acampados.

O MST publicou uma nota em resposta à ação, afirmando que o trajeto da comitiva "demonstrou a desqualificação dos deputados na condução da Comissão". Além disso, ressaltou que a comitiva surpreendeu o acampamento São José, que é um símbolo da luta pela terra em Atalaia e Alagoas por mais de duas décadas.