Blogs

PF investiga se Arthur citado em caderno com supostos pagamentos de propina é Arthur Lira

Por Política em Pauta com Carta Capital 26/06/2023 11h11 - Atualizado em 26/06/2023 13h01
Por Política em Pauta com Carta Capital 26/06/2023 11h11 Atualizado em 26/06/2023 13h01
PF investiga se Arthur citado em caderno com supostos pagamentos de propina é Arthur Lira
Arthur Lira, deputado Federal - Foto: Redes sociais

A Polícia Federal está investigando as informações encontradas em um caderno do motorista de Luciano Cavalcante, presidente do União Brasil em Alagoas e ex-assessor de Arthur Lira (PP), detido durante as investigações da Operação Hefesto. A investigação apura um mega esquema de corrupção com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre 2019 e 2022 com a compra de Kit Robóticas para escolas de Alagoas.

Conforme reportagem da Revista Piauí, em relatórios da PF há a descoberta de um caderno de anotações do motorista Wanderson Ribeiro Josino de Jesus, que trabalha para o ex-assessor de Arthur Lira, em que aparecem repasses para uma pessoa de nome ‘Arthur’.

“No endereço do motorista Wanderson de Jesus, os agentes apreenderam um caderno-caixa, mostrando saldos, repasses, destinatários e datas. As anotações manuscritas, que estavam dentro de um Corolla, referem-se aos meses de abril e maio deste ano. O nome “Arthur”, que os investigadores suspeitam referir-se ao deputado Arthur Lira, aparece onze vezes e vem acompanhado dos maiores valores, que totalizam pouco mais de 265 mil reais”, diz a reportagem da Revista Piauí, publicada no último domingo, 25.

As anotações manuscritas se referem a abril e maio deste ano. 28 de abril é o dia com os principais repasses para “Arthur”, descritos como: 6 026,87 reais para “carro Arthur”; 844,47 para “Pix almoço […] Arthur”; 29 200 reais em favor de “Djair = Arthur”; e 100 mil reais para “Arthur”.

Em nota, Lira afirmou que sua movimentação financeira “tem origem nos seus ganhos como agropecuarista e da remuneração como deputado federal”.

O caso foi encaminhado para o Supremo Tribunal Federal, pois por se tratar de um parlamentar investigado, o caso precisará de aprovação do STF.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts