Blogs

Estudantes do Ifal são premiados em Brasília por composteira em feira livre de Marechal Deodoro

Por Assessoria 21/12/2022 09h09
Por Assessoria 21/12/2022 09h09
Estudantes do Ifal são premiados em Brasília por composteira em feira livre de Marechal Deodoro
Premiação de estudantes do IFAL em Brasília - Foto: Assessoria IFAL Marechal

Toda feira popular gera um alto volume de resíduos orgânicos. Mas o que para muita gente é apenas lixo, virou material de pesquisa e inovação para quatro estudantes do curso superior em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Eles colocaram a mão na massa e construíram uma composteira didática para ajudar os feirantes de Marechal Deodoro a aproveitar seus resíduos de forma sustentável.

A ideia nasceu como projeto de extensão vinculado ao Laboratório IFMaker, sob orientação do professor Dário Nicácio. Durante cinco meses, o quarteto visitou a feira livre do município, reuniu informações sobre a produção e descarte dos resíduos e realizou coletas semanais para a compostagem. Ao final, o composto orgânico foi utilizado como adubo na plantação de mudas de pimenta, hortelã e menta, distribuídas na mesma feira à população, em uma exposição educativa ambiental.

O projeto foi bem recebido por feirantes e pelo público em geral, que agora poderão reproduzir o experimento e melhorar a destinação dos resíduos produzidos pela feira e até mesmo em casa.

"Nosso projeto teve um impacto importante na educação ambiental e no meio ambiente, apresentando aos feirantes o quão rico é o seu 'lixo'. Acredito que conseguimos repassar essa visão de forma bem clara e dinâmica e esperamos ter conseguido mudar a visão de muitos que não enxergavam o grande potencial da compostagem", avalia a estudante Laura Ramos, uma das integrantes da equipe.

Premiação em Brasília
A ideia dos estudantes de Gestão Ambiental nasceu em Marechal Deodoro e ganhou o Brasil. No último dia 3 de dezembro, o grupo foi premiado em terceiro lugar, na categoria pôster, durante a 2ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. O prêmio foi entregue em Brasília por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Para o estudante Thiago dos Santos, participar do evento foi uma das maiores experiências de sua vida acadêmica. "E a premiação foi consequência de um trabalho em equipe muito bem feito. Apresentar nosso curso e mostrar a importância dele foi muito gratificante", conta Thiago.

A estudante Karine de Oliveira concorda com o colega: "Como estudantes de Gestão Ambiental, pudemos mostrar ao público que, ao cuidar do meio ambiente, só teremos recompensas. Por meio da educação, devemos buscar sempre o bem estar entre o homem e a natureza, de maneira que gere o equilíbrio".

"Sou grata por ter tido a oportunidade de representar o curso de Gestão Ambiental, contribuído na difusão de biotecnologia acessíveis socialmente e economicamente", completou a estudante Raquel Lins, também integrante do quarteto premiado.

Campus Marechal apresentou três projetos na Semana Nacional da EPT
Além da composteira didática, o Campus Marechal Deodoro expôs mais dois projetos na 2ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília-DF, de 28 de novembro a 4 de dezembro. Desenvolvidos por estudantes e professores vinculados ao Laboratório IFMaker, os trabalhos também representaram Alagoas no evento, já que foram os únicos selecionados no estado.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts