Blogs
Com recusa de Bolsonaro e Mourão, faixa presidencial para Lula pode ser passada por Arthur Lira
O deputado federal por Alagoas, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) pode ser a pessoa a passar a faixa presidencial para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O caso é devido a recusa do presidente Jair Bolsonaro e do vice-presidente Hamilton Mourão afirmarem que não comparecerão à posse de Lula, que ocorre no dia 1º de janeiro de 2023.
Lira já demonstrou a petistas que tem disposição em passar ele próprio a faixa presidencial a Lula. Ele teria afirmado, em conversas reservadas, que não se furtaria de passar a faixa, se for necessário.
Lira é o terceiro nome na linha sucessória do Planalto, o nome dele segue depois de Bolsonaro e Mourão.
Vale ressaltar que a passagem de faixa presidencial é apenas um ato simbólico, sem poder legal. Ou seja, não necessita da presença da formalização por parte do presidente, do vice ou do presidente da Câmara.
A documentação legal para o presidente eleito assumir é apenas a diplomação, que foi entregue à Lula e a Geraldo Alckimin (PSB) na última segunda-feira, 12, pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!