Blogs

Site engana internautas afirmando ser possível mostrar em quem eleitor votou em 2022

Por Tecmundo 13/12/2022 09h09 - Atualizado em 13/12/2022 10h10
Por Tecmundo 13/12/2022 09h09 Atualizado em 13/12/2022 10h10
Site engana internautas afirmando ser possível mostrar em quem eleitor votou em 2022
urna - Foto: TSE

Compartilhado via mensagens em redes sociais e grupos de WhatsApp e Telegram, o site Veja Seu Voto é falso. Nos últimos dias, grupos políticos espalham o domínio como uma das provas de que informações sigilosas sobre a anonimidade do voto de cada cidadão estariam livres para acesso.

Inicialmente, o domínio vejaseuvoto.info era utilizado como uma suposta prova de fraude eleitoral. O site era compartilhado com mensagens similares a essas: “O super sistema eleitoral do Xandão. O cúmulo do absurdo. O voto não é secreto, mas a apuração sim. Eles sabem em quem você votou no segundo turno das eleições presidenciais” e “O Argentino acabou de vazar o voto presidencial de todos os brasileiros no TSE. Confira nesse site se o seu voto caiu certinho na urna. O meu caiu, da minha esposa não”.

O Veja Seu Voto acabou saindo do ar e, para mostrar como o site operava de maneira falsa, o domínio vejaseuvoto.lol foi levantado na última segunda-feira, 12.

Vejaseuvoto.lol

Paulo Matias, professor do Departamento de Computação da UFSCar, colocou no ar o novo site com código aberto para checagem sobre como ele opera.

Segundo Matias, o vejoseuvoto.info é “provavelmente um código server-side, que tira hash do CPF, e se for par, solta 22. Se for ímpar, solta 13”.

Isso significa: o site faz uma série de operações matemáticas com o número do CPF do cidadão e, caso o resultado seja um número ímpar, é mostrado um voto na sigla 13 (PT). Do contrário, caso seja par, é mostrada a sigla 22 (PL).

“É difícil saber se o site original era de cunho humorístico ou se tinha intenção de espalhar fake news”, adiciona Paulo Matias sobre o desenvolvimento do site.

“É possível que tenha sido apenas alguma piada que acabou chegando até o Fernando Cerimedo e, como todas as fontes que ele utiliza, ele não checou se era verídico e levou a sério. De qualquer forma, na nossa paródia tomamos o cuidado de deixar um aviso em letras difíceis de enxergar no rodapé do site”.

Fernando Cerimedo é o argentino citado nas últimas semanas que trouxe a informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts