Blogs

Duas cidades alagoanas terão apoio da Força Federal nas eleições deste ano

Por Política em Pauta com TSE 19/09/2022 13h01 - Atualizado em 19/09/2022 15h03
Por Política em Pauta com TSE 19/09/2022 13h01 Atualizado em 19/09/2022 15h03
Duas cidades alagoanas terão apoio da Força Federal nas eleições deste ano
Força Nacional 2020 - Foto: Thiago Gadelha/SVM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança durante o primeiro turno das Eleições 2022 em duas cidades alagoanas, Satuba e Pilar, localizadas na região metropolitana de Maceió.

As duas cidades, que integram a 8ª Zona Eleitoral, terão reforço na segurança após o pedido do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). O juiz eleitoral Luciano Andrade de Souza, alegou que as duas cidades são conhecidas pelos intensos embates políticos e “por campanhas eleitorais marcadas por ameaças, intimidações, provocações, discussões acaloradas e intensa troca de ofensas”.

Para o pedido, o TRE consultou o governo de Alagoas sobre as condições para promover o necessário reforço policial nos dois municípios. Em ambos os casos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública encaminhou ao Tribunal manifestação da Polícia Militar no sentido de necessidade de mobilização de tropas federais, com o objetivo de reforçar o efetivo.

O TRE também consultou o Governo de Alagoas sobre a segurança eleitoral na cidade de Chã Preta, ao ter a confirmação que as forças de segurança estadual poderão conter qualquer situação em Chã Preta, o TRE indeferiu o pedido de tropas federais para a cidade.

Conforme o TSE, ao todo, as tropas serão enviadas para 561 localidades de 11 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.