Blogs

Por falta de prestação de contas em 2020, TRE indefere registro de candidato a deputado federal

Por Política em Pauta com Assessoria 07/09/2022 10h10
Por Política em Pauta com Assessoria 07/09/2022 10h10
Por falta de prestação de contas em 2020, TRE indefere registro de candidato a deputado federal
Josué Silva - Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu indeferir o registro de candidatura de Josué Antônio do Carmo Silva, que disputava como deputado federal, pelo Patriotas, nas eleições deste ano.

Conhecido como Josué Silva, o comunicador de Penedo foi candidata a vereador nas eleições passadas, mas não realizou as devidas prestações de contas eleitorais e por isso o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu o indeferimento da candidatura do comunicador. Pedido aceito pelo TRE/AL na última segunda-feira, 05, durante sessão virtual do órgão.

Conforme o MP Eleitoral, Josué Silva está impedido de obter a certidão de quitação eleitoral até, pelo menos, 2024, quando se encerra a legislatura para a qual concorreu em 2020.

A decisão do TRE/AL pelo indeferimento de candidatura de Josué Silva foi unânime.

“Constata-se, portanto, que ficaram plenamente atendidas as exigências legais no que concerne à documentação e à inexistência de causas de inelegibilidade. No entanto, quanto às condições de elegibilidade encontra-se o candidato inapto a concorrer no pleito de 2022, ante a ausência de quitação eleitoral”, explicou a desembargadora eleitoral Silvana Lessa Omena, relatora do processo.