Blogs

Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial dos servidores públicos de Maceió

Por Assessoria 17/08/2022 16h04
Por Assessoria 17/08/2022 16h04
Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial dos servidores públicos de Maceió
Siderlane Barbosa - Foto: Assessoria

O funcionalismo público municipal de Maceió conquistou mais uma vitória. Durante a sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (16), os 25 vereadores de Maceió aprovaram - por unanimidade de votos - o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que garantiu o reajuste de 4% para todos os servidores da capital.

A decisão foi tomada pelo colegiado, após amplo debate em busca de melhorias para a categoria e para o equilíbrio econômico-financeiro do município. O líder do governo na Casa, vereador Siderlane Mendonça, promoveu a articulação que garantiu a concessão do aumento.

Na justificativa do voto, ele agradeceu ao apoio de todos os parlamentares e destacou a importância da garantia de direitos sociais e do equilíbrio nas contas públicas.

"Essa conquista mostra o comprometimento da nossa bancada e da gestão com os servidores e com toda população. O prefeito JHC pegou uma cidade cheia de problemas. Inclusive, no funcionalismo. Havia quatro progressões atrasadas e apenas 3% de reajuste, em quatro anos. No primeiro ano de mandato, ele garantiu 5 progressões, de 2017 a 2021. Ainda pagou os retroativos e garantiu 3% de reajuste. A gestão atual sabe a importância do servidor e também trabalha com números reais, para manter as contas públicas organizadas. Esse olhar diferenciado para o servidor e técnico para as finanças garante os benefícios ao trabalho e saúde para o erário. Dessa forma, todos ganham”, destacou.

Educação

Durante a sessão ordinária, Mendonça adiantou que deve haver outros avanços para os servidores municipais da educação. Para isso, disse manter diálogo permanente com secretariado da Prefeitura, que tem negociado de forma direto com sindicatos da categoria.

“Estamos engajados nesse compromisso. O prefeito JHC e o secretário de educação, José Neto, têm esse compromisso, também. Até esta quinta-feira o projeto deve chegar à essa casa, conforme conversei com o secretário de gestão Ivan Carvalho.

A proposta para a educação é de um reajuste de 8%, sendo 6% + 2%. Se essa proposta for aceita, o projeto virá pra esta casa, para aprovação, e logo em seguida os servidores da educação poderão receber o reajuste, de forma retroativa, em folha suplementar”, garantiu.

Outros avanços

Nas explicações pessoais, o líder do governo relembrou outros benefícios, como o avanço no repasse dos precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Disse ainda que a Prefeitura de Maceió vai investir, no total, com gasto de pessoal da educação este ano mais de R$ 343.000.000,00 (trezentos e quarente e três milhões).

Até o primeiro semestre deste ano, o investimento foi de R$ 171.000.000,00. Ainda este ano, a educação de Maceió teve um aumento em investimentos com pessoal em 31,88%.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts