Blogs

Vereador cobra melhorias na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió

Por Assessoria 12/08/2022 08h08 - Atualizado em 12/08/2022 09h09
Por Assessoria 12/08/2022 08h08 Atualizado em 12/08/2022 09h09
Vereador cobra melhorias na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió
Vereador cobra melhorias na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió - Foto: Assessoria

O vereador Siderlane Mendonça fez uma visita à Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió (UVZ), no bairro Cidade Universitária, na tarde desta quinta-feira (11), na capital.

Ele foi ao local acompanhado pela secretária de saúde de Maceió, Célia Fernandes, a quem pediu providências para melhorar a infraestrutura do ambiente.

“Fiscalizar os equipamentos públicos é uma das prerrogativas do vereador. Esta é a segunda vez que venho aqui, esta semana. Na primeira, observei que depois das fortes chuvas surgiram infiltrações no teto, que desabou em alguns pontos e nas paredes, provocando mofo. Mas, sem dúvida, a maior necessidade aqui é a reforma da sala de cirurgias, onde são realizadas operações que salvam a vida dos animais, além das castrações. Na condição de líder do governo, também preciso sensibilizar a gestão para essas prioridades e cobrar as providências. Temos a certeza de que vamos solucionar esses problemas”, ressaltou.
Siderlane ainda ouviu servidores e propôs a elaboração de um plano de ações de curto prazo, para que as maiores necessidades sejam atendidas de forma emergencial, beneficiando os profissionais que trabalham na UVZ, a população e garantido o bem-estar dos animais atendidos no local.

Soluções

A secretária Célia acompanhou toda a visita, junto com técnicos da área de engenharia da SMS. Ela garantiu que as demandas observadas durante a visita vão ser atendidas de forma prioritária. Na visita, duas novas balanças para animais ainda foram entregues pela gestão, para melhorar o atendimento feito na UVZ.

"Isso é realmente um compromisso (da gestão). Vim com toda a equipe técnica, afirmando que vamos vir aqui, dentro de 20 ou 30 dias, entregar. Você chamou a gestão e estamos aqui pra fazer todo esse trabalho", garantiu.

Conquistas

Os servidores da UVZ ficaram entusiasmados com a visita técnica. Para o coordenador geral de controle de zoonoses, Robson Nogueira, essa foi a oportunidade de melhorar o diálogo e reforçar a importância dos investimentos na Unidade.

“Graças à essa visita nós conseguimos identificar uma série de necessidades. Além da reforma emergencial da sala de cirurgias, a secretaria garantiu, ainda, a melhoria da sala de esterilização, das baias, canis e a liberação de alguns equipamentos e materiais fundamentais para o nosso funcionamento. Uma médica uma médica veterinária anestesista ainda vai reforçar nosso time de profissionais”, comemora.

Causa animal

Atento às necessidades de saúde, o vereador Siderlane Mendonça tem direcionado esforços para os cuidados com os animais, que beneficiam diretamente a população.

Recentemente, garantiu o repasse de emendas parlamentares para a aquisição e funcionamento do Amigo Pet – Castramóvel, que pode realizar até 600 castrações por semestre, de graça. A ação reduz a transmissão de zoonoses, inibe o crescimento do número de animais em situação de rua, além dos transtornos que esses podem provocar.

UVZ

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió (antigo CCZ) é responsável pela prevenção, proteção e promoção da saúde humana, quando do envolvimento de riscos de transmissão de zoonoses e de ocorrência de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública.

Para entrar em contato é só ligar para o número (82) 3312-5485 ou enviar mensagem para o WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 8 às 14 horas.