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Implantação de Clubes Juvenis como Atividades Extracurriculares na Escola
As escolas públicas e privadas de educação básica precisam implantar atividades extracurriculares diferenciadas para despertar o protagonismo estudantil, uma das possibilidades inovadoras são os Clubes Juvenis. Com a implantação de clubes na escola, os alunos desenvolverão competências importantes para sua Formação Escolar e atuação no contexto social em que vive e para a sua história de vida. Os conhecimentos acessados e desenvolvidos nas práticas dos Clubes devem enfatizar sobremaneira o protagonismo Juvenil e o desenvolvimento de habilidades e competências que potencialize ainda mais os resultados nos estudos. Segue alguns exemplos de clubes que poderão serem implantados nas escolas em horários contrários e principalmente em escolas de tempo integral:
Clube do Empreendedorismo
• Planejamento;
• Construir Regras de Convivência;
• Conceitos Gerais de Gestão e Liderança;
• Autonomia (Escolhas Baseadas em Valores Éticos);
• Projeto de Vida (Compreensão de Habilidades que Contribuem na Escolha da Profissão);
• Conhecimento Pessoal e Senso de Responsabilidade.
Clube de Leitura: Leitura de Clássicos Literários e Poesias em Grupo
• Utilização das Estratégias de Leitura;
• Exploração das Características dos Gêneros Textuais (Contos, Poesias, Etc);
• Compartilhamento de Experiências;
• Capacidade de Dialogar;
• Curiosidade;
• Feiras Literárias, Exposições .
• Capacidade de Refletir sobre Temáticas Importantes;
• Incentivo às Práticas de Produção de Textos;
• Responsabilidade com o Trabalho em Equipe;
• Reflexão e Tomada de Decisões;
• Busca de Soluções para Problemas;
• Socialização de Informações com os membros da Comunidade Escolar.
Clube do Projeto de Vida
• Liderança;
• Trabalho Em Equipe;
• Gestão;
• Responsabilidade;
• Busca Do Bem-Estar Coletivo;
• Conviver Com As Diferenças;
• Auto-Organização.
Outros Exemplos:
Clube do Teatro
Clube da Lógica e outros Clubes poderão serem criados de acordo com as necessidades e Interesses dos alunos e da comunidade escolar.
Independentemente da temática abordada e da área do conhecimento escolhida pelo clube na sua criação, vale lembrar que a intenção será aprender a trabalhar em equipe, pois se está lidando com a heterogeneidade do grupo,. dessa forma, ela pode ser positiva porque enriquece a discussão coletiva, desde que todos estejam dispostos a fazer o que for necessário para ampliar a sua visão de mundo e os conhecimentos específicos dos objetivos do grupo.
É interessante que bimestralmente ou semestralmente sejam realizadas culminâncias com os resultados das práticas realizadas nos clubes, como também entregar certificações e homenagens para os alunos participantes. são possibilidades para agregar ações e práticas para um educação básica atrelada as novas tendências da BNCC. O importante é que gestores, professores e a família procurem sempre inovar e estimular as crianças e o jovens a acreditarem em seus sonhos e a serem felizes.
Educação em Foco - Carla Emanuele
Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach.
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