Blogs
Vereadores manifestam apoio aos vendedores ambulantes de Arapiraca

Durante audiência pública, na última sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Arapiraca, vereadores defenderam as manifestações contra a realocação dos ambulantes do Bosque das Arapiracas para a parte antiga do Parque Ceci Cunha. O presidente da Casa, Thiago ML, fez questão de externar apoio aos vendedores que estão tendo prejuízos enormes, após decisão da prefeitura em mudar o local para a comercialização de seus produtos.
A audiência teve iniciativa do vereador Túlio Freire que recebeu uma comissão dos ambulantes reivindicando que eles voltem a trabalhar num local com maior circulação de pessoas, sobretudo nos finais de semana. A sessão especial contou com a presença da secretária de desenvolvimento econômico e turismo, Rosa Maria Ângelo, e do deputado estadual Tarcizo Freire.
O que dizem os vereadores?
O presidente Thiago ML ressaltou que fará o possível para que a prefeitura reavalie a situação e que autorize o retorno dos ambulantes, nos fins de semana e feriados, para o Bosque das Arapiracas, onde o fluxo de pessoas é bem maior que a área antiga do Ceci Cunha. O vereador acredita que essa mudança não agradou aos comerciantes que estão amargando perdas de clientes e de faturamento.
“Infelizmente não foi uma mudança que agradou a estes ambulantes e que precisa ser revista pela administração. Os prejuízos já foram grandes com a pandemia e os vendedores precisam comercializar seus produtos nos locais com maior movimento. Acredito que chegaremos a um entendimento e que a prefeitura vai ser solícita a esta Casa e a estes pais de família que garantem seu sustento nos espaços públicos”, frisou Thiago ML.
O vereador Zé Carlinhos também se posicionou favorável ao retorno dos ambulantes para a área nobre de lazer e esportes na região central da cidade. Ele criticou a prefeitura que, em plena pandemia, se preocupa em afastar estes autônomos da sua principal clientela que são aqueles que visitam e se divertem no Bosque das Arapiracas, principalmente no fim de semana.
O vereador Melquisedec Oliveira parabenizou a iniciativa do colega Túlio Freire e disse que é momento de garantir a renda destas famílias e desaprova a atitude do Chefe do Executivo em realocar estes comerciantes para uma área ‘deserta’. Em sua opinião, o poder público precisa ajudar e não tentar prejudicar o comércio ambulante de Arapiraca.
Os vereadores Dr. Fábio, Edvânio do Cangandu e Bicudo também participaram da audiência pública, dando apoio aos ambulantes que estão tentando retomar suas atividades após a paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Os parlamentares são unânimes e pedem que a prefeitura autorize a volta dos vendedores ao Bosque, mesmo que seja num outro espaço, em comum acordo.
Isenção de taxas
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal argumentou de forma favorável todas as pautas defendidas pelos comerciantes formais ou informais de Arapiraca, colocando o Legislativo à disposição desta categoria importante para a economia local. Ao encerrar os trabalhos, Thiago ML afirmou que pretende propor ao Executivo que suspenda, temporariamente, a cobrança das taxas municipais até o final do ano de 2021, para aliviar um pouco mais as despesas de cada trabalhador autônomo das ruas da cidade.
O presidente do Legislativo anunciou que será formada uma comissão de vereadores e representantes da administração municipal para outra reunião com a secretária de desenvolvimento econômico ou mesmo com o prefeito Luciano Barbosa, a fim de encontrar uma solução plausível e legal para este impasse dos ambulantes.

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal
