Blogs

Vereadores manifestam apoio aos vendedores ambulantes de Arapiraca

09/10/2021 15h03 - Atualizado em 09/10/2021 15h03
09/10/2021 15h03 Atualizado em 09/10/2021 15h03
Vereadores manifestam apoio aos vendedores ambulantes de Arapiraca
Audiência na Câmara - Foto: Cláudio Roberto

Durante audiência pública, na última sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Arapiraca, vereadores defenderam as manifestações contra a realocação dos ambulantes do Bosque das Arapiracas para a parte antiga do Parque Ceci Cunha. O presidente da Casa, Thiago ML, fez questão de externar apoio aos vendedores que estão tendo prejuízos enormes, após decisão da prefeitura em mudar o local para a comercialização de seus produtos.

A audiência teve iniciativa do vereador Túlio Freire que recebeu uma comissão dos ambulantes reivindicando que eles voltem a trabalhar num local com maior circulação de pessoas, sobretudo nos finais de semana. A sessão especial contou com a presença da secretária de desenvolvimento econômico e turismo, Rosa Maria Ângelo, e do deputado estadual Tarcizo Freire. 

O que dizem os vereadores?  

O presidente Thiago ML ressaltou que fará o possível para que a prefeitura reavalie a situação e que autorize o retorno dos ambulantes, nos fins de semana e feriados, para o Bosque das Arapiracas, onde o fluxo de pessoas é bem maior que a área antiga do Ceci Cunha. O vereador acredita que essa mudança não agradou aos comerciantes que estão amargando perdas de clientes e de faturamento.

“Infelizmente não foi uma mudança que agradou a estes ambulantes e que precisa ser revista pela administração. Os prejuízos já foram grandes com a pandemia e os vendedores precisam comercializar seus produtos nos locais com maior movimento. Acredito que chegaremos a um entendimento e que a prefeitura vai ser solícita a esta Casa e a estes pais de família que garantem seu sustento nos espaços públicos”, frisou Thiago ML.

O vereador Zé Carlinhos também se posicionou favorável ao retorno dos ambulantes para a área nobre de lazer e esportes na região central da cidade. Ele criticou a prefeitura que, em plena pandemia, se preocupa em afastar estes autônomos da sua principal clientela que são aqueles que visitam e se divertem no Bosque das Arapiracas, principalmente no fim de semana.

O vereador Melquisedec Oliveira parabenizou a iniciativa do colega Túlio Freire e disse que é momento de garantir a renda destas famílias e desaprova a atitude do Chefe do Executivo em realocar estes comerciantes para uma área ‘deserta’. Em sua opinião, o poder público precisa ajudar e não tentar prejudicar o comércio ambulante de Arapiraca.

Os vereadores Dr. Fábio, Edvânio do Cangandu e Bicudo também participaram da audiência pública, dando apoio aos ambulantes que estão tentando retomar suas atividades após a paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Os parlamentares são unânimes e pedem que a prefeitura autorize a volta dos vendedores ao Bosque, mesmo que seja num outro espaço, em comum acordo.

Isenção de taxas  

Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal argumentou de forma favorável todas as pautas defendidas pelos comerciantes formais ou informais de Arapiraca, colocando o Legislativo à disposição desta categoria importante para a economia local. Ao encerrar os trabalhos, Thiago ML afirmou que pretende propor ao Executivo que suspenda, temporariamente, a cobrança das taxas municipais até o final do ano de 2021, para aliviar um pouco mais as despesas de cada trabalhador autônomo das ruas da cidade. 

O presidente do Legislativo anunciou que será formada uma comissão de vereadores e representantes da administração municipal para outra reunião com a secretária de desenvolvimento econômico ou mesmo com o prefeito Luciano Barbosa, a fim de encontrar uma solução plausível e legal para este impasse dos ambulantes.