Blogs
Luciano se desespera após decisão do TRE sobre sua campanha em Arapiraca

O Vice-governador Luciano Barbosa (sem partido) gravou um vídeo no qual chama de fake news (notícias falsas) as decisões tomadas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) quanto à retirada de seu nome das urnas da eleição para prefeito de Arapiraca. O político continua insistindo que é candidato, enquanto a decisão não chega ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em casos semelhantes apenas confirma as decisões de cada instância inferior.
Luciano tenta enganar seus eleitores e culpa a oposição e a imprensa pelas notícias sobre seu indeferimento, ou seja, que sua campanha esteja ‘não regular’, mas a informação é do site DivulgaCand, que traz a relação de todas as candidaturas e a prestação de contas de todos os candidatos a prefeito, vice e a vereador de todo o país. Portanto, a mídia está divulgando o que é público e verdadeiro no portal do TSE e não se trata de informação falsa.
Nesta segunda-feira (9), o pleno do TRE decidiu que as informações de Luciano (nome e número) sejam retiradas das urnas de Arapiraca, eliminando em definitivo as possibilidades de o vice-governador concorrer ao cargo de prefeito. Entendendo que a informação não é fake news, sua defesa já informou que ele irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter as informações da chapa para participar das eleições do próximo domingo (15).
O próprio advogado de defesa, Fábio Gomes, afirmou que os votos sub judice, que é quando um candidato é indeferido e entra com recurso, normalmente são contados separados pelo sistema, é o chamado voto congelado. Quando a decisão é ratificada pelo Supremo, todos os votos são considerados nulos, sem chance de recorrer em outra instância.
Por sua vez, os advogados de Luciano aguardam por um milagre e usam como argumento nas ações o artigo 51 da resolução do TSE, que diz "o candidato cujo registro esteja sub judice pode efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição".

Paulo Marcello
Natural de São Paulo (SP), é radialista profissional desde 1988, animador de eventos, mestre de cerimônias e DJ. Reside em Arapiraca (AL), onde apura os bastidores da política alagoana.
Ver todos os postsÚltimas notícias

Armado, bandido a pé se aproxima e mata jovem em esquina, em Arapiraca

Motociclista fica ferido ao ser atacado por cães soltos no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca

Educação de Maceió convoca mais 41 profissionais aprovados no PSS 2023

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pede demissão após denúncia da PGR; decisão foi aconselhada por Lula
