Blogs

Nezinho mantém pré-candidatura a prefeito e causa incômodo no partido

Por Paulo Marcello 15/06/2020 07h07
Por Paulo Marcello 15/06/2020 07h07
Nezinho mantém pré-candidatura a prefeito e causa incômodo no partido
Ricardo diz que é candidato, mas diretório municipal quer Luciano Barbosa - Foto: Imagem: Pei Fon/ Secom Maceió
O deputado Ricardo Nezinho entra em rota de colisão com a executiva estadual do MDB ao afirmar que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca, mesmo após o presidente municipal da legenda, José de Macêdo, ter afirmado que o nome escolhido para a disputa é o vice-governador Luciano Barbosa, ex-secretário de Estado da Educação.

No último sábado (13), o governador Renan Filho, Luciano Barbosa e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, entregaram a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais Iza Castro, em Arapiraca. Instalada no Ginásio João Paulo II, a unidade oferece avaliação médica e realiza o teste rápido para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, a ausência do deputado Nezinho chamou a atenção nos bastidores da política.

Recentemente, Nezinho deu entrada no protocolo da Assembleia Legislativa (ALE) em um projeto de lei que dispõe sobre medidas emergenciais para a proteção dos idosos durante situação de emergência de saúde pública prevista na lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Pelo projeto, o idoso tem direito a medidas emergenciais para proteção nas seguintes situações: discriminação por motivo da idade, deixar de receber assistência, abandono em hospitais ou casa de saúde, exposição ao perigo, a sua integridade e saúde física ou psiquiátrica, sofrer apropriação ou desvio de seus bens.

“Como este projeto tem prazo de vigência, solicito aos deputados membros das comissões técnicas que viabilizem a aprovação dos pareceres, para que possam ser votados no plenário, já que a violência contra a pessoa idosa vem crescendo durante este período”, disse Nezinho.

Ainda pelo projeto, caberá ao Estado, através de suas secretarias, garantir, de forma gratuita e com a devida urgência, o direito à vida e à saúde dos idosos, provendo também a distribuição de álcool em gel, testes rápidos para Covid-19, distribuição de material informativo e máscaras.

O deputado lembrou que nesta terça-feira (16) será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa.

Nezinho disse ainda que, recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro, promulgou uma lei, em vigor durante a pandemia, que dispõe sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública.

“A ideia é que aprovemos este nosso projeto o mais rápido possível, para unir forças em favor dos idosos”, concluiu