Blogs

Oposição racha e anuncia mais uma candidatura para a prefeitura de Arapiraca

Por Paulo Marcello 23/10/2019 01h01
Por Paulo Marcello 23/10/2019 01h01
Oposição racha e anuncia mais uma candidatura para a prefeitura de Arapiraca
Fabiana Pessoa é confirmada como candidata a prefeita de Arapiraca - Foto: Imagem: Arquivo
O deputado federal Severino Pessoa (PRB) confirmou, nesta terça-feira (22), que a esposa Fabiana Pessoa será candidata a prefeita de Arapiraca na eleição de 2020. A decisão confirma que houve um racha na Frente de Oposição que passa a contar, até agora, com três candidatos: Ricardo Nezinho (MDB), Cícero Valentim (PSD) e Fabiana Pessoa (PRB).

A confirmação de que Fabiana Pessoa vai disputar o cargo de chefe do Executivo enfraquece o governo do Estado que ainda não confirmou quem será seu candidato a prefeito, sendo o mais cotado o deputado Ricardo Nezinho. O racha da oposição mexe com a estratégia política do MDB, já que os votos contrários à atual gestão dividirão entre três ou mais concorrentes, a exemplo do presidente da OAB, Hector Martins, que também pode ser confirmado na disputa.

Fabiana é a atual vice do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), candidato natural a reeleição. Os dois romperam politicamente e a ex-vereadora passa a ser a terceira candidata da oposição que não consegue se unir em torno de uma única chapa, na tentativa de barrar a reeleição de Teófilo que vem crescendo na popularidade. Existe sempre a possibilidade de uma destes candidatos desistir e formar uma dobradinha (prefeito e vice), mas isso só será definido após a Folia de Momo.

O deputado Ricardo Nezinho (MDB) é apontado como candidato que terá o apoio do governador Renan Filho (MDB). Caso Nezinho não seja confirmado, o secretário de Educação e vice-governador Luciano Barbosa poderia ser o plano B do Palácio República dos Palmares. Fontes palacianas comentam que Josenildo Souza, ex-secretário de Limpeza de Arapiraca, seria mais uma alternativa. Se sobrar mesmo para Nezinho, ele fará a revanche com Teófilo.

Já Cícero Valentim tem o aval do deputado federal Marx Beltrão (PSD). Ele foi vereador, deputado estadual e já formou, inclusive, uma chapa com cerca de vinte pretensos candidatos a vereador com chances de ocupar algumas das 19 cadeiras que a Casa Herbene Melo terá a partir de 2021. Com o fim das coligações proporcionais, Valentim pretende fortalecer o grupo para tentar garantir espaço na Câmara Municipal.

Outros nomes  

Vale lembrar que o PTC deve lançar candidatura própria também e o nome indicado é o líder comunitário Odilon Tenório. Atualmente a legenda conta com um vereador de mandato, eleito em 2016. Trata-se do pastor Marcos Caetano que será candidato a reeleição. 

O Advogado Claudio Canuto (PSL) será lançado oficialmente como candidato a prefeito. Ele é professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), especialista em Direito Constitucional; foi Governador Assistente do Rotary Club Distrito 4390; é empresário e proprietário do UniCoworking; é casado e pai de três filhos.