Polícia acredita que mortes de vereadores em Batalha têm ligação com política

Por Gazeta Web 19/12/2017 18h06 - Atualizado em 19/12/2017 21h09
Por Gazeta Web 19/12/2017 18h06 Atualizado em 19/12/2017 21h09
Polícia acredita que mortes de vereadores em Batalha têm ligação com política
Foto: Cortesia
A Polícia Judiciária já tem uma linha de investigação para as execuções dos vereadores de Batalha Neguinho Boiadeiro e Tony Carlos da Silva, o Tony Pretinho, registradas em menos de um mês no município. Ambos teriam morrido por questões de natureza política, conforme as investigações. Para elucidar os casos, seis delegados foram designados. Apesar do sigilo dos trabalhos, a polícia diz que já tem suspeitos e as outras linhas de investigação, além da política, não têm tanta força.
Após a morte de Neguinho Boiadeiro, a população projetou que um fato como esse jamais voltaria a acontecer em um curto espaço de tempo. A expectativa dos munícipes caiu por terra na noite de sexta-feira (15), quando o vereador Antônio Carlos foi executado na porta de casa. Familiares da vítima classificam como "improvável" que a morte tenha relação com a função de agente penitenciário, que ele exercia antes de tomar posse como vereador da cidade de Batalha.

"Nenhuma linha de investigação está descartada, mas a mais forte, hoje, é que a morte de Tony Carlos esteja ligada a questões políticas. A polícia segue investigando, colhendo depoimentos e realizando outras diligências", relatou o delegado João Marcelo Viera de Almeida, integrante da comissão policial responsável pela investigação do último vereador executado na cidade sertaneja.

Com cautela para não prejudicar as investigações, os delegados que trabalham preferem o silêncio como respostas às indagações da imprensa. Falam o minimamente possível. Contudo, acreditam que as mortes devem ter ligação com o clima político acirrado que toma conta dos municípios de Craíbas, Belo Monte e, também, de Batalha. Pressionados para dar uma resposta, os delegados trabalham para aglutinar os relatos das testemunhas com as provas técnicas.

A ascensão de uma terceira família com domínio político na cidade de Batalha também teria acirrado os ânimos no município. Por sua vez, o delegado garantiu que a polícia vai trabalhar, independentemente de ligação política ou um eventual político influente que seria o responsável pelas mortes da região.

Na última sexta (15), o vereador Tony Carlos Silva de Medeiros, o Tony Pretinho (PR), foi morto a tiros de pistola e de espingarda quando conversava com amigos na porta de casa. No início de novembro, o vereador Adelmo Rodrigues de Melo, o "Neguinho Boiadeiro" (PSD), também foi assassinado a tiros, mas em uma circunstância diferente, quando saía da Câmara de Vereadores.