ASA se despede da Série D 2026 com orgulho pelo vice-campeonato

Por Redação com assessoria 14/09/2026 16h04
Por Redação com assessoria 14/09/2026 16h04
ASA se despede da Série D 2026 com orgulho pelo vice-campeonato
ASA foi o vice-campeão do Brasileirão Série D 2026 - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Neste domingo (13), o ASA se despediu da Série D 2026 como vice-campeão da maior edição da história do torneio e com o orgulho de quem foi protagonista de um certame extremamente difícil e disputado. No Parque do Sabiá, o Alvinegro de Alagoas empatou por 1 a 1 com o Uberlândia e não conseguiu reverter a derrota de 2 a 0 sofrida em Arapiraca, no jogo de ida da decisão.

A conquista do segundo lugar, segundo o presidente Rogério Siqueira, é motivo de comemoração para um clube que lutou por nove anos para voltar à Série C - desde 2017 a equipe alagoana não participa dessa competição.

“Passamos nove anos na Série D para conseguir o acesso. Com certeza absoluta, de todas as séries, a D é a mais difícil. Saímos muito felizes e satisfeitos, conseguimos trazer o nosso clube de volta aos trilhos. Vamos comemorar, sim, o pódio e o vice-campeonato, temos que comemorar”, frisou.

Siqueira também exaltou o novo formato do torneio, cuja edição deste ano estreou as mudanças promovidas pela CBF: aumento de clubes (64 para 96), partidas (510 para 610) e cotas de participação (de R$ 40 milhões para R$ 65,5 milhões distribuídos entre os times), além da criação dos play-offs de acesso.

“Estou muito orgulhoso e não poderia deixar de agradecer à CBF pela estrutura montada e reorganização, o que deu dignidade à competição. Isso é muito importante. Ficamos muito felizes de fazer parte da primeira final desta nova formatação, que dá sustentabilidade aos clubes”, elogiou.

O presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, exaltou a campanha realizada pelo ASA durante toda a temporada que culminou no sonhado acesso à Série C 2027.

“A gente queria ser campeão, obviamente, mas o ASA fez um belo papel durante toda a competição. Conseguiu o acesso, chegou à final e foi vice-campeão. No final do dia, só um pode ser campeão. Saímos daqui de cabeça erguida e muito felizes. O objetivo principal era subir e agora temos um filiado para jogar a Série C no ano que vem”, afirmou.