Soldados israelenses atiram contra carro e matam 4 pessoas da mesma família, diz Autoridade Palestina

Por Redação, com g1 15/03/2026 11h11 - Atualizado em 15/03/2026 11h11
Por Redação, com g1 15/03/2026 11h11 Atualizado em 15/03/2026 11h11
Soldados israelenses atiram contra carro e matam 4 pessoas da mesma família, diz Autoridade Palestina
Soldados israelenses atiram contra carro de família e matam 4, diz Autoridade Palestina - Foto: AP Photo/Majdi Mohammed

Soldados israelenses atiraram contra um carro que levava uma família em Tammun, no norte da Cisjordânia, e mataram quatro pessoas, entre elas duas crianças, segundo o Ministério da Saúde da Autoridade Palestina afirmou neste domingo (15). Israel declarou que está investigando o caso.

Segundo a agência oficial de notícias palestina, a família foi baleada no fim da noite de sábado, após sair para comprar roupas novas para o Eid al-Fitr, feriado que marca o fim do mês sagrado do Ramadã, celebrado nesta semana.

O Crescente Vermelho Palestino informou que Ali Odeh, Waed Odeh e dois dos quatro filhos do casal foram atingidos na cabeça. As outras duas crianças sobreviveram, mas tiveram ferimentos por estilhaços, avaliados por socorristas depois que a equipe conseguiu acesso ao local. A organização acusou Israel de atrasar a chegada das ambulâncias enviadas para o atendimento.

Em nota conjunta divulgada no domingo, o Exército e a polícia de Israel disseram que as forças abriram fogo depois que um carro avançou em direção aos agentes em Tammun. Segundo a versão israelense, os militares perseguiam suspeitos de “atividade terrorista”. O episódio está sob investigação.

Os integrantes da família Odeh são as vítimas mais recentes na Cisjordânia ocupada, onde colonos e soldados israelenses já haviam matado ao menos oito palestinos desde o início da guerra com o Irã.

O episódio ocorre em um cenário de tensão escalada desde o início do conflito entre Israel, EUA e Irã, em 28 de fevereiro. Restrições de mobilidade e aumento da violência de colonos têm marcado a região.

Segundo a Yesh Din, organização israelense que trabalha em Israel e na Cisjordânia, houve 109 incidentes violentos protagonizados por colonos desde o início da guerra.