Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza, na próxima segunda-feira de Carnaval (16), mais uma edição do Bloco da Humanização. A ação, já tradicional na instituição, é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), e vai percorrer enfermarias e corredores, levando música e interação a pacientes em tratamento, acompanhantes e servidores de plantão.
A atividade acontece em parceria com a Brinquedoteca Alegre e Brinque, do próprio HEA, ampliando o alcance da programação, principalmente entre as crianças internadas. Axé, frevo e marchinhas integram a playlist da folia, criando um momento de descontração dentro do ambiente hospitalar.
Segundo o coordenador do GTH, o assistente social Rodrigo Barbosa, o bloco integra a proposta de cuidado adotada na instituição. “A humanização está presente também nessas iniciativas. O bloco colabora com o tratamento dos pacientes, ajuda a diminuir a ansiedade dos acompanhantes e reconhece o esforço dos servidores que seguem em plantão, mesmo durante o carnaval”, afirmou.
A assistente social Eliflan Pereira, coordenadora da Brinquedoteca Alegre e Brinque, destacou o papel cultural e educativo da ação. “Neste ano de 2026, trazemos cultura, música e orientação sobre os cuidados nesse período carnavalesco, além da alegria com os brinquedistas da Brinquedoteca Alegre e Brinque”, disse.
Integrante do GTH, Verônica da Silva também ressaltou a importância da iniciativa. “É uma maravilha, tanto para o funcionário quanto para os pacientes. A gente deixa o ambiente mais alegre e descontraído. Os pacientes ficam mais felizes. Faz parte dessa terapia também. A música também é um cuidado. Eles agradecem quando a gente passa conversando e levando essa alegria”, relatou.
Além do bloco carnavalesco, o Grupo de Trabalho de Humanização é responsável por reunir a equipe multiprofissional no projeto Sala de Espera. A ação orienta familiares e amigos de pacientes que aguardam na recepção do HEA o horário de visita, com informações sobre normas, rotinas e funcionamento do hospital.
Para a diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, Bárbara Albuquerque, o trabalho do GTH integra a política de cuidado da instituição hospitalar.
“O Hospital de Emergência tem como prioridade o atendimento técnico aliado ao cuidado humano. As ações do GTH, sejam educativas ou culturais, aproximam o hospital das pessoas e contribuem para um ambiente mais acolhedor”, declarou.
Últimas Notícias
Mulher é presa em flagrante por furto em supermercado na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca
Ramon Abatti Abel comanda o Clássico das Multidões pela semifinal do Alagoano
Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
Mulher é presa com 73 pinos de drogas no bairro Primavera, em Arapiraca
BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

