Centenas de peixes aparecem mortos na Lagoa de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas

Por Redação 11/02/2026 11h11 - Atualizado em 11/02/2026 12h12
Por Redação 11/02/2026 11h11 Atualizado em 11/02/2026 12h12
Centenas de peixes aparecem mortos na Lagoa de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas
Peixes encontrados mortos em Jequiá da Praia - Foto: Instituto Biota

Centenas de peixes foram encontrados mortos, na noite da última terça-feira, 10, na Lagoa Jequiá, localizada no município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas. A causa das mortes ainda não foi identificada.

Segundo pescadores locais, entre as espécies encontradas mortas estão o Piau e o Tucunaré, peixes importantes tanto para o ecossistema quanto para a subsistência das famílias que vivem da pesca na região.

As mortes foram registradas em um trecho da lagoa situado entre os povoados Mutuca e Paturais, local que serve como berçário para os peixes.

Ainda conforme pescadores, uma situação semelhante ocorreu há cerca de cinco anos, quando houve o derramamento de melaço de uma usina da região, provocando grande mortandade de peixes.

O chefe da unidade de conservação da Reserva Extrativista (RESEX) Jequiá da Praia, Augusto Morelli, informou que os primeiros registros da mortandade começaram por volta das 19h da terça-feira. Ele explicou que equipes técnicas fariam a coleta de amostras da água e dos peixes para análise laboratorial, para tentar identificar possíveis fontes de poluição ou alterações ambientais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) de Jequiá da Praia também acompanha e o secretário Luiz Antônio afirmou que o órgão está apurando a situação e que medidas serão adotadas.

Assista: