Governo de Alagoas, IBGE e AMA alinham parceria para divulgação de dados oficiais
Encontro definiu cronograma de ações, oficinas de capacitação e criação de grupo de trabalho para ampliar o uso de informações na gestão pública
Representantes do Governo de Alagoas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) se reuniram, nesta segunda-feira (9), para firmar uma parceria entre as instituições na disseminação de informações a partir da base de dados do IBGE.
A reunião foi coordenada pelo secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, e contou com a presença do presidente da AMA, Marcelo Beltrão; do superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior; além do secretário de Estado dos Direitos Humanos, José Marcelo do Nascimento; da secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana; e do secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Vargas.
Wendel Palhares informou que a Secom foi procurada pelo IBGE com o objetivo de ampliar a divulgação das informações do órgão junto à população alagoana, o que motivou a realização do encontro.
“Foi uma reunião muito proveitosa. Permitiu que nos alinhássemos para melhorar a divulgação, como deseja o IBGE, e também avançar em acordos de cooperação para a realização de oficinas de aprimoramento e análise dos dados. Pretendemos ainda promover eventos para divulgar essas informações e elaborar pesquisas com apoio da metodologia e da orientação do órgão”, afirmou o secretário.
As principais deliberações do encontro foram a criação de um cronograma de divulgação, a realização de oficinas - tanto para jornalistas e comunicadores em geral quanto para gestores que trabalham com dados do IBGE -, e a formação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado ao compartilhamento de informações, projetos e futuras pesquisas.
Alcides Tenório destacou que a parceria também permitirá ao IBGE capacitar técnicos do Governo do Estado e da AMA para interpretar e utilizar, de forma mais eficiente, os dados disponibilizados pelo Instituto.
“A ideia é encurtar caminhos e unir esforços, como o próprio secretário Wendel colocou, para alcançarmos o objetivo de oferecer um serviço cada vez melhor à população alagoana. Tanto por parte do IBGE, ao fornecer informações, quanto do Estado, ao gerenciar de forma mais eficiente os insumos disponíveis”, pontuou o superintendente.
Presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão também elogiou a iniciativa, destacando a importância dos dados para a tomada de decisões.
“Quanto maior o refinamento dessas estatísticas, maior será o poder decisório do gestor municipal e estadual, permitindo que as políticas públicas cheguem diretamente ao cidadão. Vamos ampliar essa aproximação entre os órgãos e a Associação dos Municípios Alagoanos”, defendeu.
Entre as ações propostas por Beltrão está a elaboração de um estudo para avaliar o impacto socioeconômico da atividade turística no Litoral Sul de Alagoas, especialmente em Coruripe, onde está sendo construído o resort Vila Galé.
“É importante termos um marco zero neste momento para medir a movimentação da economia e tudo o que vai acontecer naquela região. Esperamos que o turismo gere impactos positivos na vida do cidadão alagoano, sobretudo no Litoral Sul, oferecendo também subsídios ao poder público para a formulação de políticas mais adequadas à população”, concluiu, o presidente da AMA
Últimas Notícias
Dólar cai para o menor valor em 21 meses, e bolsa bate recorde
ROCAM do 3º BPM prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Cavaco
Governo de Alagoas, IBGE e AMA alinham parceria para divulgação de dados oficiais
Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras
Homem fica ferido após queda de cerca de seis metros sob viaduto do Jacintinho, em Maceió
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

