Polícia Militar de Alagoas divulga resultados da Operação Jogo Limpo
O Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) divulgou, neste domingo, um resumo das ocorrências atendidas pela Operação Jogo Limpo. Durante todo o sábado (24), dia de clássico entre CSA e CRB, equipes de unidades operacionais da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) estiveram empenhadas na Operação Jogo Limpo.
Além do policiamento ordinário desempenhado pelos batalhões de área que compõem o CPRM, foram empregadas diretamente 23 guarnições, totalizando 69 policiais militares, para realizar o policiamento das vias de transporte por onde transitaram os torcedores em direção ao Estádio Rei Pelé, no Trapiche da Barra, onde ocorreu a partida.
Guarnições fizeram abordagens, patrulhamento e atuaram em ocorrências distintas relacionadas a ações de torcedores, envolvendo episódios de agressão e uso de artefatos explosivos, em diferentes localidades da capital, a exemplo do bairro do Jacintinho, onde o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) interveio em um dos casos.
Durante patrulhamento na Ladeira do Óleo, a equipe se deparou com um grupo composto por dezenas de indivíduos, trajando roupas de torcidas organizadas do CRB, e outros vestindo trajes casuais. Quatro deles estavam ao redor de uma motocicleta, discutindo e apontando para algo no banco do veículo.
Ao se aproximar, com voz de abordagem, alguns dos presentes se evadiram em suas motocicletas. Quatro deles, porém, tentaram se evadir, mas foram alcançados. Inicialmente, nada de ilícito foi encontrado durante a busca pessoal. Já na busca veicular, os policiais localizaram um objeto cilíndrico preto, identificado como um artefato explosivo caseiro.
Todos os envolvidos foram conduzidos à Central de Flagrantes para a adoção das medidas cabíveis. Dois, no entanto, permaneceram presos, sob custódia da Polícia Civil, pelo crime tipificado como fabrico, fornecimento, aquisição, posse ou transporte de explosivos ou gás tóxico ou asfixiante.
Na parte alta de Maceió, o 12º BPM atuou em uma ocorrência com desdobramentos nos bairros Santos Dumont e Cidade Universitária. As equipes foram acionadas para averiguar uma denúncia inicial de disparo de arma de fogo. Ao chegarem ao local indicado, porém, constataram que se tratava de lesão corporal provocada por uma bomba caseira, arremessada por integrantes de outra torcida organizada, identificada como Comando Vermelho. A PM também foi acionada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a vítima deu entrada com lesões na região da face e teve o estado de saúde estabilizado.
No bairro do Jaraguá, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atuaram em ação conjunta com a Polícia Civil, na sede da torcida organizada Comando Vermelho. Duas pessoas foram presas.
Termos Circunstanciados de Ocorrência
A PM também realizou a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Um deles por direção perigosa. Na região da Ceasa, uma guarnição do 8º BPM visualizou pessoas reunidas em um encontro de torcida organizada. Ao perceberem a presença policial, os indivíduos saíram rapidamente em um veículo Ford Ka, de cor prata, em direção ao bairro Santos Dumont. Durante a tentativa de evasão, o condutor realizou manobras perigosas, trafegou pelo acostamento e desobedeceu à ordem de parada, colocando em risco motoristas e pedestres, sendo posteriormente abordado.
Um TCO de lesão corporal foi lavrado pelo 1º BPM, no Trapiche da Barra, após acionamento no Hospital Geral do Estado (HGE). Um paciente, do sexo masculino, deu entrada ferido por pancadas na cabeça. O pai da vítima relatou que o filho aguardava o coletivo em um ponto de ônibus quando indivíduos que soltavam fogos e passavam de carro, utilizando camisas de torcida rival, desceram do veículo e agrediram o homem com pauladas.
Equipes do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon) também lavraram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). O primeiro foi registrado por resistência, no interior do Estádio Rei Pelé, após um indivíduo ser flagrado tentando pular o muro de um setor para outro. Ao ser determinado que retornasse ao setor de origem, o homem resistiu à abordagem e tentou chutar os integrantes da guarnição. Durante a ação, ele acabou ferindo o nariz na mureta, foi prontamente atendido por socorristas, contido e, em seguida, teve o TCO lavrado.
Outro TCO foi confeccionado pelo RPMon, por uso de entorpecente, também no interior do estádio, durante procedimento de revista. Um indivíduo foi abordado e, com ele, foi encontrada uma substância esverdeada, com odor característico de maconha, acondicionada em embalagem plástica, pesando aproximadamente 2,1 gramas. Ele afirmou que o entorpecente era para uso pessoal. Diante dos fatos, foi lavrado o devido TCO, e o material foi apreendido.
A Polícia Militar alerta que a população pode contribuir com o trabalho das forças de segurança por meio do 190, para ocorrências em andamento, ou pelo Disque Denúncia 181. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.
Últimas Notícias
Cinco pessoas ficam feridas em batida de frente na zona rural de Arapiraca
Campeonato Alagoano: ASA vence clássico contra o CSE por 2 a 1
Operação Língua Suja identifica ligações irregulares de esgoto na Pajuçara
Homem é assassinado dentro de residência em Porto Calvo
Homem com problema de alcoolismo morre em residência no Jardim Esperança
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

