Família de alagoano desaparecido em São Paulo pede apoio do MP-AL nas buscas
A família do alagoano Rafael da Silva Barros está em busca de informações sobre o paradeiro do jovem, que desapareceu no dia 5 de janeiro deste ano, no município de Jundiaí, interior de São Paulo. Diante da falta de notícias, os parentes, que residem em Alagoas, recorreram ao Ministério Público de Alagoas (MP-AL) em busca de apoio.
Por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Desaparecidos (Navid), o MP-AL acionou o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) e instaurou um procedimento para acompanhar o caso e colaborar com as investigações.
Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, Rafael saiu de casa por volta das 5h36 do dia 5 de janeiro de 2026, levando apenas o aparelho celular. Nos dias seguintes, o telefone permaneceu ativo. Em uma das ligações realizadas, há indícios de que o jovem estaria na Estação Francisco Morato, seguindo em direção a Jundiaí.
Os familiares também relataram que, até o sábado, dia 10, Rafael ainda visualizava mensagens recebidas no celular, mas não chegou a responder aos contatos, o que aumentou a preocupação da família.
A promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do Navid, explicou que o caso foi imediatamente comunicado às autoridades paulistas. De acordo com ela, o Plid de Alagoas registrou o desaparecimento no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e acionou o Plid de São Paulo, solicitando diligências e acompanhamento das buscas pela Polícia Civil.
A promotora destacou ainda que a atuação do Plid ocorre por meio de uma rede nacional articulada pela Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), permitindo a integração entre os estados para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.
Últimas Notícias
Aplicativo Saúde Até Você Digital verifica sinais vitais de forma rápida e prática; saiba como baixar
Saiba a previsão do tempo para Alagoas neste fim de semana
Motorista perde controle de carro, atinge veículos e residência e capota em seguida, em Feira Grande
Família de alagoano desaparecido em São Paulo pede apoio do MP-AL nas buscas

