Julio Iglesias nega acusações de abuso sexual e diz que são 'absolutamente falsas'

Por Redação, com Associated Press 16/01/2026 09h09
Por Redação, com Associated Press 16/01/2026 09h09
Julio Iglesias nega acusações de abuso sexual e diz que são 'absolutamente falsas'
Julio Iglesias - Foto: Paras Griffin / Getty Images / Rolling Stone Brasil

O cantor Julio Iglesias negou, nesta sexta-feira (16), as acusações de que teria abusado sexualmente de duas ex-funcionárias, classificando as denúncias como “absolutamente falsas”.

Reportagens publicadas no início da semana afirmaram que Iglesias teria agredido sexual e fisicamente duas mulheres que trabalharam em suas residências na República Dominicana e nas Bahamas entre janeiro e outubro de 2021. Um dia depois, promotores espanhóis disseram que estavam analisando as acusações.

“Com profunda tristeza, respondo às acusações feitas por duas pessoas que anteriormente trabalharam em minha casa. Nego ter abusado, coagido ou desrespeitado qualquer mulher. Essas acusações são absolutamente falsas e me causam grande tristeza”, afirmou Iglesias em publicação no Instagram.

O jornal digital espanhol "elDiario.es" e o canal de televisão em língua espanhola "Univision Noticias" publicaram em 13 de janeiro uma investigação conjunta de três anos sobre a suposta má conduta de Iglesias.

Um tribunal superior da Espanha recebeu, em 5 de janeiro, denúncias formais contra Iglesias feitas por uma pessoa não identificada, segundo autoridades locais. O cantor pode eventualmente ser levado ao tribunal sediado em Madri, que tem competência para julgar crimes supostamente cometidos por cidadãos espanhóis no exterior, informou a assessoria de imprensa da corte.

Aos 82 anos, Iglesias é um dos artistas musicais mais bem-sucedidos do mundo, com mais de 300 milhões de discos vendidos em mais de uma dúzia de idiomas. Após iniciar a carreira na Espanha, conquistou enorme popularidade nos Estados Unidos e em outros países nas décadas de 1970 e 1980. Ele é pai do cantor pop Enrique Iglesias.

Em 1988, venceu o Grammy de Melhor Performance de Pop Latino pelo álbum “Un Hombre Solo”. Também recebeu um prêmio pelo conjunto da obra no Grammy de 2019.

“Nunca havia vivenciado tamanha maldade, mas ainda tenho forças para que as pessoas conheçam toda a verdade e para defender minha dignidade diante de uma afronta tão grave”, disse Iglesias nas redes sociais.

Ele também agradeceu às pessoas que enviaram mensagens de apoio.