Paciente de cirurgia cardíaca internado no Hospital Chama precisa de doações de sangue

Por Redação 14/01/2026 10h10
Por Redação 14/01/2026 10h10
Paciente de cirurgia cardíaca internado no Hospital Chama precisa de doações de sangue
Doação de sangue - Foto: Divulgação

Roberto José da Silva vai passar por uma cirurgia cardíaca de urgência e precisa de doações de sangue do tipo O - (negativo). Ele está internado no Hospital Chama, em Arapiraca. 

Os voluntários devem levar um documento com foto e informar o nome do paciente que irá receber a doação.

A unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funciona das 7h às 17h e fica localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, número 200, no bairro Eldorado. 

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo o Ministério da Saúde (MS), é necessário seguir alguns critérios técnicos. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos.

O voluntário, ao comparecer ao posto de coleta de sangue, também deve estar alimentado, mas é necessário evitar comidas gordurosas. O MS especifica, ainda, que o voluntário não pode ter ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing, fica impossibilitado de praticar o gesto nobre por 12 meses.

Já no caso das pessoas que tenham sido diagnosticadas com doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é vetada permanentemente. Com relação às mulheres, a doação é proibida se estiverem grávidas ou amamentando.