Ufal está com inscrições abertas para mais de 180 vagas em mestrados e doutorados

Por Redação, com Ascom Ufal 14/01/2026 08h08 - Atualizado em 14/01/2026 08h08
Por Redação, com Ascom Ufal 14/01/2026 08h08 Atualizado em 14/01/2026 08h08
Ufal está com inscrições abertas para mais de 180 vagas em mestrados e doutorados
Inscrições abertas na Ufal - Foto: Divulgação

Quem quer começar o ano já pensando na pós-graduação pode conferir os editais abertos para mestrado e doutorado ofertados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). São 182 vagas e todos os cursos são gratuito, com aulas presenciais. Confira todos os editais no site.

- Mestrado e doutorado em Matemática

As inscrições estão abertas até 6 de fevereiro, com 12 vagas para o mestrado e 12 para o doutorado, todas vinculadas à área de concentração Matemática. Podem participar da seleção para o mestrado, graduados ou concluintes em Matemática ou áreas afins. Já para o doutorado é preciso que o candidato tenha diploma de mestrado na área. A seleção será feita com base numa prova escrita. Início das aulas em 23 de março.

- Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

A Ufal oferta 20 vagas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Para se inscrever, o candidato deve ter diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A seleção será feita com base na análise curricular e profissional dos candidatos. Inscrições até 30 de janeiro.

- Mestrado em Agricultura e Ambiente

Com inscrições abertas até 22 de janeiro, o Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA) oferta 15 vagas na linha de pesquisa Manejo de Ambientes Agrícolas. Podem se inscrever candidatos graduados em nível superior ou concluintes do último semestre em Agronomia ou áreas afins. A seleção será feita por análise curricular, análise da apresentação, defesa do projeto de pesquisa e análise do histórico escolar. O resultado final será divulgado em 10 de fevereiro.

- Doutorado em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos

São 14 vagas destinadas ao processo seletivo de doutorado do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos. Podem se candidatar, portadores de diploma de nível superior em curso de graduação e com curso de mestrado concluído (com certificado ou diploma de conclusão do mestrado), emitido por instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação e concluintes de mestrado. As linhas de pesquisa são Diversidade e ecologia de organismos tropicais (DEOT) e Conservação e manejo em ecossistemas tropicais (CMET). As inscrições seguem abertas até 19 de janeiro. Os candidatos serão selecionados com base no currículo, na proposta de pesquisa e em avaliação oral.

- Mestrado e doutorado em Engenharia Química

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Química está com inscrições abertas, até 31 de janeiro, para 20 vagas no mestrado e dez no doutorado. Os cursos são direcionados a candidatos formados nas áreas de Engenharia Plena ou Ciências Exatas. A seleção dos candidatos será realizada em uma única etapa avaliativa levando-se em conta o histórico escolar da graduação para o candidato ao mestrado e histórico escolar da graduação e histórico escolar do mestrado para o candidato ao doutorado. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 27 de fevereiro, e as aulas iniciam 9 de março.

- Mestrado em Química

O Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB) stricto sensu do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) abriu dez vagas para o mestrado. Podem se candidatar graduados e concluintes em Química ou Biotecnologia e áreas afins. O processo seletivo será em duas etapas, sendo a primeira a realização do EUQ/SBQ pelo candidato; e a segunda análise documental. As inscrições vão até 16 de janeiro, com início das aulas previsto para 23 de março.

- Mestrado e doutorado em Agronomia

Os portadores de diploma e concluintes do curso de Agronomia, Engenharia Agronômica, licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Agroecologia podem se inscrever, até o dia 30 de janeiro, nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA) – Produção Vegetal. São dez vagas para o mestrado e três para o doutorado, com seleção feita pela análise de currículo e arguição oral. Resultados sai em 13 de fevereiro e início das aulas está previsto para o mês de março.

- Mestrado e doutorado em Proteção de Plantas

O Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas está aberto, até 26 de janeiro, com 12 vagas para o mestrado e seis para o doutorado. Os candidatos devem ter graduação (e mestrado para os candidatos ao doutorado) em Agroecologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Química e Biotecnologia; ou áreas afins das Ciências Agrárias. 

A seleção acontece pela análise curricular e prova de títulos. Resultados em 25 de fevereiro.

- Mestrado e doutorado em Materiais

Graduados e concluintes na área de Materiais e em áreas afins, tais como Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas podem se inscrever, até 23 de janeiro, nas 14 vagas de mestrado e 12 de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Materiais, do Centro de Tecnologia. A seleção para as novas turmas será por análise documental, do projeto de Pesquisa e análise curricular. Os resultados serão divulgados em 27 de fevereiro e o início das aulas está previsto para 9 de março.

- Mestrado em Economia

O mestrado em Economia abriu edital com 12 vagas para início em 24 de março. As inscrições vão até 24 de janeiro e podem se inscrever candidatos graduados e concluintes em qualquer curso de nível superior. O processo seletivo terá três etapas: análise de pré-projeto, entrevista e análise de currículo. O resultado final será divulgado em 6 de março.

- Aluno especial no mestrado em Sociologia

As inscrições para aluno especial e domínio conexo no mestrado em Sociologia estão abertas até 22 de janeiro, nas disciplinas Sociologia do Trabalho (10 vagas), Sociologia da Educação (15 vagas) e Sociologia da Violência (10 vagas). Para participar na seleção de aluno especial é preciso ser graduado em nível superior em quaisquer cursos de graduação, com certificado emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC . No domínio conexo podem se inscrever aqueles que se enquadram na modalidade de aluno vinculado aos Programas de Pós-graduação da Ufal. Resultados em 2 de março. Início das aulas a partir de 11 de março.