Fé e Tradição: Penedo celebra 142ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes
O encerramento da 142ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes em Penedo aconteceu neste domingo, 11, reunindo milhares de fiéis, romeiros, moradores e turistas em um emocionante cortejo fluvial e terrestre que celebrou o padroeiro dos ribeirinhos.
A Prefeitura de Penedo preparou uma infraestrutura à altura do maior evento do Baixo São Francisco, acolhendo os públicos que visitam a cidade para renovar a fé ou curtir as atrações musicais.
A logística empregada atendeu as demandas dos shows artísticos, na Arena Sinimbu, e às celebrações religiosas iniciadas no dia 04 de janeiro.
“Essa nossa tradição, de celebrar Bom Jesus dos Navegantes, é histórica, faz parte do povo penedense e também das outras cidade banhadas pelo rio São Francisco em nossa região e nós temos esse compromisso, de manter essa tradição viva, junto com a programação artística que também atrai milhares de pessoas para nossa cidade”, afirma prefeito Ronaldo Lopes.
Ao lado da esposa Fátima Lopes, do deputado federal Arthur Lira, do vice-prefeito Valdinho Monteiro, da secretário Teresa Machado (Cultura) e do secretário executivo de saúde de Alagoas, Guilherme Lopes, o prefeito penedense participou do ponto das celebrações ao Bom Jesus, desejando uma plena recuperação ao bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira, ausente da procissão terrestre e fluvial por motivo de saúde.
A presença de pessoas de diferentes cidades em Penedo foi comprovada por Arthur Lira. “Aqui nós encontramos pessoas de todo o estado de Alagoas. A gente teve a oportunidade de conversar com gente de Campo Alegre, de Junqueiro, de Capela, de outras cidades também e principalmente de Penedo, essa cidade belíssima, histórica e que tem dado contribuições importantes para Alagoas”, disse o parlamentar à Rádio Penedo FM.
Representando o Governador Paulo Dantas, Guilherme Lopes destacou a importância do evento para o estado.
“São dias de comemoração que terminam exatamente nesse grande momento. Sem dúvida, a parte mais emocionante é a procissão do Bom Jesus de Navegantes dessa festa que tem o carinho e o apoio do governador Paulo Dantas, especialmente na questão da segurança, e quando chega nesse momento, com tudo dando certo, a sensação é de felicidade por ver que a tradição permanece. Eu fico realmente muito feliz e aproveito aqui para parabenizar a todos os envolvidos nesse grande evento em especial ao prefeito Ronaldo Lopes e o vice Valdinho Monteiro por tudo que eles fizeram que toda essa gente pudesse estar se emocionando e se divertindo aqui, na cidade de Penedo”, declarou Guilherme ao repórter Rafael Medeiros.
Além da valorização do caráter religioso das celebrações do Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, a gestão municipal destaca o impacto positivo na economia local com a realização da primeira e maior festa do calendário anual de Penedo.
O aumento considerável do fluxo de pessoas na cidade gera maior circulação de dinheiro comércio e nos serviços locais, incrementando a economia do município. O investimento na programação artística e cultural atrai mais público para a festa, provando que a parceria entre o poder público e as tradições populares é a chave para o sucesso turístico da Cidade dos Sobrados.
Últimas Notícias
Rico Melquiades diz que deseja fazer cirurgia para diminuir altura: 'Serrar os ossos das minhas pernas'
Silas Malafaia critica Wagner Moura após Globo de Ouro: 'Artista cretino'
Família pede doações de sangue para mulher internada na UTI do Hospital Regional de Arapiraca
Fé e Tradição: Penedo celebra 142ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes

