Governador nomeia Lean Araújo para o cargo de procurador-geral de Justiça
O governador Paulo Dantas nomeou, na tarde desta segunda-feira (12), Lean Araújo para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. O nome foi escolhido da lista tríplice, após eleição ocorrida no dia 5 de janeiro entre os membros do Ministério Público de Alagoas (MPAL). Ele foi o mais votado da lista tríplice.
A solenidade de assinatura do decreto foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, e reuniu promotores, procuradores de Justiça, secretários de Estado, deputados estaduais, dentre outras autoridades.
Lean Araújo será reconduzido ao cargo para comandar o MPAL durante o biênio 2026/2027. O mandato terá início previsto para o final de abril de 2026.
“A gente segue, na verdade, a escolha da maioria dos membros do Ministério Público, que deu a maior votação ao procurador-geral Lean Araújo, que se torna procurador-geral pela quinta vez. Isso diz muito sobre quem é o doutor Lean Araújo, um profissional sério, dedicado, arrojado e corajoso. É um homem que respeita a democracia e a Constituição”, disse Paulo Dantas, ao assinar o decreto.
Na eleição para definição da lista tríplice, ocorrida no dia 5 de janeiro, seis candidatos disputaram a preferência dos eleitores. Lean Araújo foi o mais votado, obtendo 111 votos, seguido por Maurício Pitta, com 94 votos, e Isaac Sandes Dias, com 90.
Lean Araújo afirmou que o ponto principal de gerir o Ministério Público é ter a capacidade de dialogar com as instituições, especialmente com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“A partir desse diálogo institucional é possível avançar internamente no Ministério Público de Alagoas, tendo dessa forma uma política interna sólida. Quero crer que essas conquistas internas possam ser revertidas em ações efetivas para a sociedade alagoana”, disse Lean, destacando a responsabilidade de ser reconduzido ao cargo.
“Quando você dirige uma instituição pela primeira vez, isso gera expectativa. Quando você tem a oportunidade de repetir a condução na chefia da instituição, aumenta, obviamente, a responsabilidade. Portanto, o meu compromisso é com os membros do Ministério Público, com os nossos servidores, mas fazendo com que todos tenham consciência da importância de bem servir a sociedade alagoana”, acrescentou.
Participaram da solenidade os secretários de Estado de Governo, Vitor Pereira; do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; e da Fazenda, Renata dos Santos; o presidente da Associação do MPAL, Givaldo Lessa; o diretor da Escola Superior, Marcos Rômulo Maia; o presidente da Comissão Eleitoral, Walber Valente; além dos deputados estaduais José Wanderley e Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas; e do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, dentre outras autoridades.
Últimas Notícias
Fé e Tradição: Penedo celebra 142ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes
Estabelecimentos de Palmeira dos Índios são inspecionados após proibição de venda de fórmulas infantis por risco de contaminação
Coração Acelerado tem pior audiência de estreia de uma novela das 7 da Globo em 57 anos
Solange Couto e Juliano Floss são confirmados no 'Camarote' do BBB 26

