'O Agente Secreto' vence prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro 2026
Um ano após o fenômeno de Ainda Estou Aqui na temporada de premiações, o Brasil fez história mais uma vez no Globo de Ouro.
O Agente Secreto levou o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa neste domingo, 11, confirmando o favoritismo na corrida ao Oscar. Antes de levar a estatueta, o longa-metragem de Kleber Mendonça Filho já havia conquistado um recorde para o cinema brasileiro ao ser indicado em três categorias. Em Melhor Filme de Drama, o filme foi superado por Hamnet.
O filme brasileiro concorreu ao lado de outras produções que também chamaram a atenção ao redor do mundo, como Valor Sentimental, da Noruega, Foi Apenas um Acidente, do premiado iraniano Jafar Panahi, A Única Saída, da Coreia do Sul, Sirat, da Espanha, e A Voz de Hind Hajab, representante da Tunísia.
História do Brasil com 'S'
O filme que rendeu cerca de 13 minutos de aplausos na 78ª edição do Festival de Cannes se livra das velhas fórmulas "para gringo ver" e retrata o Brasil com 'S', como deve ser.
Lançado oficialmente nos cinemas em 6 de novembro, O Agente Secreto remonta o período da ditadura militar, o mesmo plano de fundo de Ainda Estou Aqui, seu antecessor na temporada de premiações.
Na obra dirigida por Kleber Mendonça Filho, no entanto, o cenário não é o Rio de Janeiro. Como já é característico do pernambucano, que assina filmes como Aquarius e Bacurau, o eixo "tradicional" é deslocado para o Nordeste brasileiro, mais especificamente a cidade do Recife.
É para lá que o personagem Marcelo, interpretado por Wagner Moura, se muda em 1977, durante a ditadura militar. Perseguido por assassinos de aluguel em São Paulo, o professor universitário se vê obrigado a retornar para sua cidade natal em busca de paz.
A volta para Recife, porém, não é tão tranquila quando ele imaginava. Em meio a uma tentativa de esquecer o passado, o protagonista enfrenta perseguição, uma rede de espionagem, paranoias e dilemas morais.
Tudo isso em um cenário cheio de referências culturais locais, como o tradicional Cinema São Luiz e a história curiosa do Perna Cabeluda, uma lenda urbana que circulou no Recife nos anos 1970. Segundo o mito, a perna humana, descolada do corpo, aterroriza os passantes no centro da cidade com rasteiras e ponta-pés.
Além da figura central de Wagner Moura como o protagonista da trama, O Agente Secreto também conta com nomes como Alice Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Tânia Maria, a carismática Dona Sebastiana.
Do frevo em Cannes à 'saga' em Hollywood
O longa-metragem foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes, em maio de 2025. Antes dos ritos tradicionais e pompas da premiação, a passagem do elenco pelo tapete vermelho não foi nada convencional.
Ao lado da esposa, a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, Wagner Moura chegou arriscando passinhos de frevo e contagiou o elenco que o acompanhava. "É assim que o Brasil sobe o tapete vermelho do grandioso Festival de Cannes", publicou o Ministério da Cultura nas redes sociais.
Na premiação, O Agente Secreto venceu as categorias de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. O filme também ganhou o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o Prêmio Art et Essai e concorreu na principal lista, a Palma de Ouro, mas não levou a estatueta para a casa.
A participação no circuito francês foi só um 'start'. A partir dali, o longa-metragem brasileiro emplacou mais de 50 vitórias em uma campanha internacional impressionante, marcando a boa fase do cinema nacional em uma 'dobradinha' com seu antecessor, Ainda Estou Aqui.
O Agente Secreto levou estatuetas no Festival de Cinema de Lima, em Biarritz, Zurique, Colônia, Hamburgo, Málaga e diversos outros eventos importantes no circuito do audiovisual internacional.
Expectativa de Oscar
A repercussão positiva na Europa despertou a curiosidade de críticos e revistas especializadas norte-americanos, que passaram a avaliar positivamente a obra de Kleber Mendonça Filho.
"Em se tratando de filmes de perseguição, este é em câmera lenta, desenrolando-se em um ritmo surrealista que permite a Moura captar cada peculiaridade humana, cada instante de estranheza", escreveu o crítico Wesley Morris, para o The New York Times. O jornal ainda elegeu o filme brasileiro como um dos 10 melhores de 2025, na oitava posição.
A Variety também aclamou o longa, ao qual chamou de "hipnotizante". Após assistir ao filme, o crítico Peter Debruge escreveu: "Mendonça demonstra uma notável capacidade não apenas de recriar, mas também de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia".
O último prêmio notável conquistado por O Agente Secreto até então tinha sido o de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards 2026, um importante termômetro para o Oscar.
Mas o que podia ser um momento de destaque, virou constrangimento. A entrega do prêmio ocorreu no tapete vermelho, sem todo o rito comum das premiações no palco principal.
A situação estranha chamou a atenção e atraiu diversas críticas para a organização do evento, que convidou Kleber Mendonça e Wagner Moura para apresentarem a categoria de Melhor Filme ao final da noite.
Em uma fina ironia, os dois se dividiram no microfone ao anunciar: "Vamos apresentar o vencedor da categoria 'Melhor Filme'. Ou para nós, do Brasil, a categoria de 'Melhor Filme Internacional'", em referência à divisão entre produções de língua inglesa e língua não-inglesa na premiação.
Neste domingo, 11, a equipe de O Agente Secreto já chegou no Globo de Ouro vitoriosa. Isso porque o filme é o primeiro do Brasil a conquistar três indicações na mesma edição, em categorias diferentes: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Drama, para Wagner Moura.
Em entrevista ao canal Brasil, Kleber Mendonça Filho, que também é jornalista e crítico de cinema, revelou que nunca tinha ido à cerimônia. "Ouvi dizer que tem bebida muito boa, comida (risos). Espero estar em uma mesa com pessoas que eu gosto e fizeram parte do filme", afirmou.
Com a lista oficial do Oscar programada para ser divulgada em 22 de janeiro, o diretor pernambucano só tem um desejo: "a gente está trabalhando há tanto tempo, né? Queria muito ver um desses Oscars aí. Para Wagner ou para o filme."
Últimas Notícias
Irmão do ex-goleiro Dida é sepultado em Arapiraca na manhã desta segunda-feira
Corpo da atriz Titina Medeiros é velado em teatro de Natal
Polícia Civil desarticula quatro fazendas de mineração ilegal de criptomoedas em Porto Real do Colégio
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (13), ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica

