Alagoas entra no mapa do turismo de fé com trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela

Por Redação com Tribuna Hoje 10/01/2026 10h10
Por Redação com Tribuna Hoje 10/01/2026 10h10
Alagoas entra no mapa do turismo de fé com trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela
Alagoas entra no mapa do turismo de fé com trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela - Foto: Divulgação/Tribuna Hoje

Alagoas se prepara para receber, nos próximos meses, um dos mais relevantes projetos de turismo de experiência e fé da atualidade: a implantação da Trilha inspirada no Caminho de Santiago de Compostela em território alagoano. De alcance internacional, a iniciativa promete inserir o estado em uma das rotas de peregrinação mais simbólicas do mundo, fortalecendo o turismo religioso, cultural e de natureza, além de projetar Alagoas para o cenário global do turismo de fé.

A inspiração vem do histórico Caminho de Santiago de Compostela, cuja origem remonta ao século IX, com a redescoberta do túmulo do apóstolo São Tiago Maior, na Galícia, Espanha. Desde então, o local se consolidou como um dos principais destinos de peregrinação cristã do mundo, atraindo milhões de fiéis por rotas consagradas como o Caminho Francês, o mais famoso, e o Caminho Primitivo, considerado o mais antigo.

Em Alagoas, o projeto começou a ganhar forma em outubro de 2025, quando a historiadora e pesquisadora Vera Castro, responsável pela Trilha de Santiago no Estado, iniciou o mapeamento do circuito. A primeira etapa contemplou os municípios de Capela, Mar Vermelho e Tanque d’Arca, restando apenas a inclusão de Maribondo dentro do escopo do projeto Tríplice Divisa, que conecta territorial e culturalmente a região.

Diante da dimensão da proposta, outros municípios estratégicos também passam a integrar o roteiro, como Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Quebrangulo. Todas essas cidades fazem parte da Instância de Governança Regional Serras e Quilombos, fortalecendo a integração turística e cultural do interior alagoano e ampliando as possibilidades de desenvolvimento sustentável por meio do turismo.

A iniciativa nasce do esforço conjunto de gestores públicos, secretários municipais, empreendedores e agentes do turismo, que apostam na cooperação como estratégia para promover visibilidade, geração de renda e fortalecimento da identidade regional.

Com a implantação da rota, Alagoas passa a integrar oficialmente o circuito internacional da Trilha de Santiago de Compostela, apresentando ao Brasil e ao mundo suas paisagens, sua fé, sua cultura e o seu povo.