Abatedouro clandestino é fechado e responsável é preso por crime ambiental, em União dos Palmares

Por Redação 10/01/2026 09h09
Por Redação 10/01/2026 09h09
Abatedouro clandestino é fechado e responsável é preso por crime ambiental, em União dos Palmares
Carne apreendida em abatedouro clandestino, em União dos Palmares - Foto: Ascom PM/AL

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), flagrou, na sexta-feira, 09, um abatedouro clandestino em pleno funcionamento na zona rural do município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana. 

A operação foi realizada pela equipe Ambiental 01, após levantamentos do Serviço de Inteligência da unidade (P2). No local os policiais identificaram o proprietário do imóvel e funcionários realizando o abate irregular de animais, sem qualquer tipo de licença ou autorização dos órgãos ambientais e sanitários competentes.

Durante a fiscalização, os militares constataram condições extremamente precárias e totalmente inadequadas para o funcionamento do estabelecimento. No interior do matadouro clandestino, foram encontradas diversas carcaças de carneiros e suínos abatidos em ambiente de extrema insalubridade, com descarte irregular de resíduos, presença de urubus e forte odor, configurando risco iminente à saúde da população e ao meio ambiente.

Todo o material foi apreendido e o responsável pelo abatedouro foi conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.