Maduro se declara inocente durante audiência de custódia em Nova York
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se declarou inocente durante audiência de instrução em um tribunal de Manhattan, coração de Nova York, nesta segunda-feira (5/1).
“Não sou culpado. Sou inocente de tudo o que foi mencionado aqui”, disse Maduro ao juiz.Ele também disse que é um homem decente e ressaltou que é um “presidente sequestrado”.
Flores acompanhou o marido e também se declarou “completamente inocente”.
Ainda durante a audiência, o juiz Alvin K. Hellerstein comunicou ao chavista e à esposa que ambos têm o direito de solicitar contato com o consulado da Venezuela.
O presidente venezuelano, então, afirmou compreender a prerrogativa e manifestou interesse em receber a visita consular. A esposa, Flores, também declarou entender o direito e solicitou que o encontro fosse realizado.
A defesa de Cilia Flores informou ao juiz que ela não pretende solicitar liberdade sob fiança atualmente.
Os advogados de ambos os réus afirmaram que o pedido poderá ser apresentado posteriormente. Em linha semelhante, o advogado de Nicolás Maduro declarou em audiência que o venezuelano também não busca a liberdade provisória agora.
Hellerstein disse acreditar que havia base legal para manter os réus sob custódia. Um promotor afirmou que o Ministério Público irá trabalhar em conjunto com os advogados de defesa e agentes federais para resolver a situação.
Questionado se estava conseguindo acompanhar os procedimentos, Maduro respondeu, por meio de um tradutor, que havia entendido e que tomava notas. Em outro momento, pediu que suas anotações fossem respeitadas e que lhe fosse permitido mantê-las.
A defesa informou ao juiz que Cilia Flores pode ter sofrido uma fratura ou um hematoma grave nas costelas e que necessita de avaliação médica. Segundo o advogado Mark Donnelly, os ferimentos teriam sido causados durante o que classificou como o sequestro de Flores, ressaltando que, “como é possível ver”, ela apresenta lesões graves.
Já o advogado norte-americano, que representa Maduro, Barry Pollack afirmou que Nicolás Maduro enfrenta “alguns problemas de saúde e médicos” que exigirão atenção. Ele acrescentou que também há questionamentos jurídicos sobre a legalidade do que descreveu como um sequestro militar.
Pollack disse ainda que a defesa prevê a apresentação de “uma quantidade substancial de moções” ao longo do processo, sustentando que Maduro é chefe de um Estado soberano e, por isso, teria direito aos privilégios e à imunidade inerentes ao cargo.
Detido em Nova York
Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados e levados para fora do país por forças dos Estados Unidos, segundo confirmou o presidente norte-americano, Donald Trump.
Ele está detido no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, em Nova York, conhecido como “a prisão dos famosos”, onde permanecerá enquanto aguarda julgamento por narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.
Últimas Notícias
Vídeo. Câmeras registram momento em que mulher é levada para área de mata no Bosque das Arapiracas
Mãe de Eliza Samudio se pronuncia pela 1ª vez após passaporte da filha ser encontrado
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Samu registra oito afogamentos em cinco dias e reforça alerta para o verão

