Pat Burgener conquista medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo de snowboard halfpipe
O brasileiro Pat Burgener colocou o seu nome na história do esporte brasileiro ao conquistar, na noite do último sábado, a medalha de bronze na etapa de Calgary, no Canadá, da Copa do Mundo de snowboard halfpipe. É o primeiro pódio do Brasil em todos os tempos na competição. Patrick somou 79.25 pontos para colocar a láurea no peito. Ele ficou atrás apenas do australiano Valentino Guseli, ouro, com 87.75, e do suíço David Hablützel, prata, com 80.00.
Nascido na Suíça e filho de mãe brasileira, Pat, de 31 anos ganhou medalhas de bronze nos Mundiais de Snowboard de 2017 e 2019, quando representava a Suíça. Ele também foi quinto colocado nas Olimpíadas de PyeongChang 2018 e 11º em Pequim 2022.
Desde 2025, Burgener passou a defender a bandeira brasileira. E ele é uma das esperanças do Time Brasil nas Olímpiadas de Inverno de Milão-Cortina 2026, que serão realizadas entre os dias 6 e 22 de fevereiro, na Itália.
A disputa em Calgary marcou a terceira etapa da temporada. A próxima parada será em Aspen, nos Estados Unidos, com início previsto para o dia 7 de janeiro. Antes do bronze no Canadá, Pat havia ficado bem perto de uma medalha, ao ser quarto colocado, em dezembro, em Secret Garden, na China.
Conhecido como surfe na neve, o snowboard consiste em equilibrar-se sobre uma prancha na descida de uma superfície nevosa de alguma encosta de montanha. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes compridas em declive e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar novamente o chão.
O brasileiro Augustinho Teixeira, que não pontuou na etapa, caiu uma posição no ranking, mas segue na zona de classificação para os Jogos de Milão-Cortina com a 22ª colocação. A próxima etapa da Copa do Mundo será em Copper, nos Estados Unidos. A classificatória será no dia 17 às 16h - horário de Brasília.
Calendário das próximas etapas:
7 a 10 de janeiro de 2026 – Aspen Snowmass (EUA)
15 a 18 de janeiro de 2026 – Laax (Suíça)
7 a 8 de março de 2026 – Ban-K (Japão)
26 a 29 de março de 2026 – Silvaplana (Suíça)
Brasil vai ao pódio na Copa América de bobsled
Em boas fase nos esportes de inverno, o Brasil também comemorou neste domingo uma medalha de bronze no bobsled. A dupla formada por Edson Luques Bindilatti e Rafael Souza fez o tempo de 1min52s23 para subir ao pódio na Copa América, em Lake Placid, nos Estados Unidos.
O ouro foi dos americanos Grady Mercer e Adrian Adams, com 1min52s07. Já a prata foi alcançada pelos canadenses Jay Dearborn e Chris Holmstead (1min52s17). Quase o país faz uma dobradinha no pódio. Gustavo Ferreira e Luis Bacca ficaram com a quarta colocação, com 1min52s57.
Últimas Notícias
João Fonseca desiste de ATP 250 de Brisbante devido à lesão na lombar
Cruzeiro de Arapiraca goleia em último teste antes do Alagoano 2026
Motociclista morre após colisão com caminhão no povoado Mata Burro, em Estrela de Alagoas
Homem é preso suspeito de agredir companheira grávida no bairro Batingas, em Arapiraca

