Perseguição policial de 15 km termina com um morto e cinco presos

Por Redação com G1/RJ 21/12/2025 11h11
Por Redação com G1/RJ 21/12/2025 11h11
Perseguição policial de 15 km termina com um morto e cinco presos
Armas apreendidas em Botafogo - Foto: Divulgação/PMERJ

Uma perseguição policial que percorreu cerca de 15 quilômetros pelas principais vias do Rio de Janeiro terminou com um homem morto e cinco suspeitos presos, dois deles feridos, na madrugada deste domingo, 21. A ação começou na Avenida Brasil, na altura de Bonsucesso, Zona Norte, e terminou na Rua da Passagem, em Botafogo, Zona Sul da capital fluminense.

De acordo com a Polícia Militar, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) tentaram abordar um veículo com ocupantes em atitude suspeita. Os homens desobedeceram à ordem de parada e fugiram em alta velocidade, dando início à perseguição que atravessou diversas regiões da cidade até Botafogo.

Ainda segundo a PM, durante uma nova tentativa de abordagem, os suspeitos atiraram contra os policiais, que revidaram. Um dos criminosos foi baleado e morreu no local. Outros dois integrantes do grupo ficaram feridos, foram socorridos e permanecem hospitalizados sob custódia policial. Além deles, mais três homens foram presos.

Na ação, os policiais apreenderam dois revólveres, uma réplica de fuzil, cinco aparelhos celulares, um bloqueador de sinal GPS — conhecido como jammer — e o veículo utilizado na fuga, que havia sido roubado. O material apreendido reforça a suspeita de que o grupo atuava de forma organizada.

A Polícia Militar informou ainda que os envolvidos fazem parte de uma quadrilha oriunda do Complexo do Alemão, especializada em roubos de veículos, e que a ocorrência será investigada para identificar outros possíveis integrantes do grupo.

O homem que morreu durante o confronto ainda não foi identificado.