Santos vence o Cruzeiro por 3 a 0 e garante vaga na Sul-Americana

Por Redação, com ESPN Brasil 07/12/2025 18h06
Por Redação, com ESPN Brasil 07/12/2025 18h06
Santos vence o Cruzeiro por 3 a 0 e garante vaga na Sul-Americana
Santos vence o Cruzeiro - Foto: Raul Baretta/Santos FC

O Santos está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. Com a vitória por 3 a 0 contra o Cruzeiro, neste domingo (7), na Vila Belmiro, o Peixe termina o Brasileirão 2025 na 13ª posição.

Além de escapar do rebaixamento, o time de Juan Pablo Vojvoda também conquistou uma vaga na próxima CONMEBOL Sul-Americana. 

Os gols santistas foram marcados por Thaciano, duas vezes, e João Schmidt.

Do outro lado, poupando titulares pensando na semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (10), o Cruzeiro termina o Brasileirão na 3ª posição, já garantido na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores do ano que vem.

O jogo

O Santos viveu o roteiro perfeito na primeira etapa contra o Cruzeiro. Controlando a posse da bola, o time mandante rondou a área da Raposa até conseguir abrir o placar. Antes disso, porém, Gabigol assustou duas vezes em contra-ataque. Em uma delas, marcou um golaço, mas em posição de impedimento.

Aos 25 minutos, Guilherme cobrou escanteio pela esquerda, e Thaciano antecipou a zaga cruzeirense para desviar de cabeça e marcar. Dois minutos depois, após boa troca de passes entre Neymar e Igor Vinícius, o camisa 16 recebeu novamente na área e finalizou firme para ampliar a partida.

Ainda no primeiro tempo, Guilherme quase marcou o terceiro em duas oportunidades. Na primeira, quase contou com um frango de Léo Aragão, em chute rasteiro. Na segunda, recebeu de Neymar pela esquerda e finalizou de primeira, parando na defesa do goleiro do Cruzeiro.

O Cruzeiro assustou na volta do segundo tempo, com gol impedido de Rayan Lelis. Pouco depois, Thaciano quase marcou o terceiro, parando no goleiro cruzeirense e no travessão. A pressão santista funcionou, e João Schmidt desviou de cabeça, em cobrança de escanteio, para ampliar.

A Raposa completou seu hat-trick de gols impedidos aos 30 minutos do segundo tempo. O gol de Eduardo foi anulado por impedimento no início da jogada. A partir daí, o jogo foi se arrastando até o grito de alívio da torcida santista com o apito final.